Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Aulas de Surf com Garrett McNamara

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O surfista norte-americano Garrett McNamara deu uma aula de surf a crianças da Nazaré e a uma jovem da Benedita com mobilidade reduzida na praia da Nazaré.

O surfista norte-americano de ondas gigantes está a correr algumas das praias portuguesas no âmbito da 2ª edição Buondi Surf Sessions.

Na passada sexta-feira, Garrett McNamara esteve na praia da Nazaré, onde deu uma aula de surf adaptado a Sofia Paulino, de 15 anos, da Benedita.

Também colaborou nas aulas de surf a 19 crianças da CERCINA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. No final o campeão das ondas grandes ainda teve tempo para dar umas aulas a outros banhistas que estavam na praia.

Com a simpatia e disponibilidade que já lhe é reconhecida, McNamara falou e tirou fotografias com todos que lhe pediram.

“É muito especial partilhar a minha paixão com as crianças e com pessoas com deficiência, que nunca teriam capacidades de surfar na vida. Partilhar o oceano com eles é tão especial”, disse Garrett McNamara. “Fazer isto com estas crianças dá-me mais prazer do que surfar nas ondas gigantes”, sublinhou.

O recordista mundial das ondas mostrou-se ainda mais entusiasmado com a iniciativa estar a decorrer na Nazaré. “Estou em casa e partilhar a beleza desta praia dá-me ainda mais energia”, acrescentou.

O surfista norte-americano comentou que o nosso corpo é constituído 75 por cento de água e quando entramos no mar “todos os problemas da terra desaparecem e a sensação é fabulosa”.

Habituado à adrenalina das ondas gigantes, o mar da Nazaré tinha ondas mais pequenas. Apesar do mar estar um pouco mais calmo do que é habitual Garrett McNamara disse que ao entrar na água “notou-se o poder”. “Não interessa ter ondas grandes, estas são boas para aprender”, adiantou.

Garrett McNamara espera regressar às ondas gigantes na Nazaré a partir de outubro e novembro.

Foi um dia de “sonho” para Sofia Paulino, de mobilidade reduzida, que fez surf nas ondas da praia da Nazaré com Garrett McNamara. Em cima da prancha com o surfista, quis repetir a experiência várias vezes. “Foi maravilhoso. Estava com um bocado de receio mas foi espetacular porque também tive apoio de todos os monitores e ao lado de Garrett senti-me mais segura”, contou a jovem, que nunca pensou ser “tão bom”.

As 19 crianças dos 4 aos 13 anos da CERCINA viveram uma verdadeira diversão no mar. “Quando souberam desta iniciativa foi uma alegria imensa porque Garrett McNamara aqui na Nazaré é muito especial”, disse a psicóloga da instituição, Goretti Macatrão, acrescentando que “é uma oportunidade que nem todos têm e por isso as crianças têm de aproveitar ao máximo”. Apesar de não ter sido muito bem-sucedido a pôr-se de pé em cima da prancha, Duarte, de 5 anos, gostou mais “quando caiu na onda”.

Depois do enorme sucesso da 1ª edição do projeto Buondi Surf Sessions, Buondi voltou a realizar a iniciativa que oferece aulas de surf com a participação de Garrett McNamara, de norte a sul do país. Este ano, a 2ª edição do projeto contou com a parceria da SURFaddict (Associação Portuguesa de Surf Adaptado), que permite às pessoas com mobilidade reduzida experimentar esta modalidade.

Pedro Sampaio, gestor da marca Buondi, disse que a iniciativa pretende reforçar a ligação que tem com o mundo do surf. “É uma ligação já com muitos anos e que muitas vezes passou por uma vertente de competição com o apoio a provas desportivas nacionais e internacionais e desta vez passa por levar o surf a todos”, explicou o responsável, revelando que o projeto vai nesta edição passar por nove praias portuguesas.

Segundo Pedro Sampaio, a iniciativa desenvolve-se através de parcerias com instituições de crianças e jovens locais, “onde lhes damos a oportunidade de experimentar a modalidade pela primeira vez”.

O projeto conta com o apoio de monitores que ajudam nas aulas de surf e envolve cerca de um milhar de crianças com o objetivo de “levar o surf a todos”.

A oportunidade vai agora seguir para outras praias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn