Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Refugiados Sírios reencontram a Paz na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma família de nove pessoas, fugidas da Síria, reencontrou a paz na Nazaré. O casal e os filhos viviam numa aldeia síria onde Talal, 42 anos, trabalhava na agricultura e Muchima, 30 anos, era doméstica. Mesmo depois da guerra na Síria ter começado, a família, na altura com cinco filhos, não pensou imediatamente em abandonar o país, mas à medida que o conflito se aproximava da aldeia onde viviam, essa necessidade foi ganhando cada vez mais força.

Talal Darwih lembra-se que os dias foram ficando cada vez piores até ao momento em que, de um dia para o outro, ele e mais cinco famílias tomaram a decisão.

“A ideia não era sair do país, mas da maneira como as coisas estavam, com as mortes, os cadáveres, os mísseis a cair todos os dias, tivemos de abandonar a Síria”, conta Talal à Lusa.

Da aldeia até à fronteira com a Turquia demoraram cerca de quatro dias. Aí, foram mandados para trás várias vezes e só à quarta tentativa é que conseguiram atravessar a fronteira.

Muchima Darwih é quem conta que só conseguiram passar graças ao chefe da alfândega, que teve pena deles por causa das crianças e os deixou seguir caminho.

Na Turquia foram acolhidos por um familiar, com quem permaneceram dois anos, ao mesmo tempo que iam trabalhando para arranjar o dinheiro suficiente para conseguirem entrar na Europa. É ainda na Turquia que nascem as duas filhas mais novas, Fatima, de quatro meses, e Rimas, com um ano e meio.

O passo seguinte foi o mesmo que para muitos outros refugiados: tentar entrar na Europa através da Grécia.

Mas, mais uma vez, só à quarta tentativa é que conseguiram fazer a travessia de barco, pela qual pagaram 4 mil dólares para os sete terem lugar numa embarcação com mais 600 pessoas.

A viagem demorou pouco mais de uma hora, o suficiente para verem “muitas pessoas morrerem”, e acabaram resgatados por um barco grego quando estavam perdidos em alto mar.

E é da Grécia que chegam a Portugal, em março, país que não conheciam, mas que rapidamente se tornou a sua nova casa.

“Quando chegámos ao aeroporto [de Lisboa] a nossa preocupação era como é que seriamos recebidos e para onde íamos. Mas quando chegámos à Nazaré, não há explicação para a forma como fomos recebidos. Sentimo-nos em casa, sentimo-nos em paz e a vida das crianças já está segura”, recorda Talal.

A família de nove pessoas foi acolhida pela Confraria da Nossa Senhora da Nazaré, residindo numas instalações da instituição, enquanto não acabam as obras na habitação que lhes está destinada e que deverão estar concluídas nas próximas semanas.

Para o presidente da confraria, Nuno Batalha, este tem sido um processo de descoberta mútuo em que, dia a dia, aprendem a acolher e a integrar, procurando a melhor forma de o fazer o mais rapidamente possível.

“Na cultura destas famílias não está comer a carne como nós a comemos, procuram a carne halal. Nós não sabíamos, estamos a aprender. É um pequeno exemplo de como tudo tem de ser bem pensado e medido. Esta família no fundo também nos está a ajudar a aprender”, exemplificou o responsável.

Segundo o presidente da confraria, as principais dificuldades iniciais tiveram sobretudo a ver com problemas burocráticos, desde a aquisição de um número de contribuinte ou a inscrição nas Unidades de Saúde Familiar.

A intervenção divide-se em três partes, desde ao nível dos cuidados básicos, a integração na rede escolar e no mercado de trabalho e, a terceira, a autonomia plena.

Para isso é também importante que a confraria receba a compensação financeira a que tem direito e que foi estipulada pela União Europeia para os refugiados recolocados, mas que, até agora, ainda não chegou.

Verbas que seriam igualmente necessárias para trabalhar a autonomia da família, já que a gestão do orçamento familiar tem sido feita pela instituição.

Entretanto as seis crianças mais velhas – Rimas (18 meses), Shahad (3 anos), Raghd (6 anos), Ali (8 anos), Khaled (10 anos) e Sadam (13 anos) – já estão na escola.

“A primeira coisa que encontrei [na Nazaré] foram amigos que gostaram de mim e o que eu mais quero é aprender a falar português”, disse Sadam, acrescentando depois algumas palavras que já aprendeu, como bom dia, boa noite ou os números.

Para Talal e Muchima, Portugal é o país onde as pessoas que os acolheram fizeram com que se sentissem em casa, esquecessem as dificuldades e onde esperam encontrar um trabalho e viver uma “vida normal”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn