Praia da Nazaré com vigilância durante cinco meses e na Páscoa e passagem de ano

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A segurança na praia vai ser reforçada no próximo ano com a presença de nadadores salvadores durante cinco meses, entre 15 de maio e 15 de outubro”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

A proposta feita pela autarquia à Capitania do Porto da Nazaré inclui ainda estender a vigilância “a períodos como as férias da Páscoa, quando começa a notar-se alguma afluência de banhistas, e aos festejos da passagem do ano, para minorar os comportamentos de risco”, acrescentou o presidente.

Os custos do aumento da segurança na praia “ainda vão ser discutidos com os concessionários”, mas, segundo Walter Chicharro, “se não houver abertura da parte deles a Câmara assegurará os encargos com a contratação de nadadores-salvadores fora da época balnear”.

O reforço da segurança insere-se num conjunto de medidas “para manter e melhorar ainda mais a qualidade da praia” que ostenta as bandeiras Azul, Praia Acessível, Praia de Ouro e Quality Coast 2016-2018.

Entre elas, destaque para uma intervenção de redução da cota entre o areal a linha de água, efetuada por máquinas de arrasto que “reduziram o declive e tornaram menor o fundão, tornando mais seguro o acesso à zona de banhos”.

Os Serviços Municipalizados adquiriram este ano um novo trator e uma máquina para garantir a limpeza regular do areal e a equipa de Higiene e Limpeza foi reforçada com a contratação de seis trabalhadores, que “todas as madrugadas efetuam a limpeza do areal e o mantêm durante o dia”, explicou o autarca.

A Câmara apostou também no reforço das acessibilidades com a colocação de mais 100 estrados e de um passadiço, que permite o acesso até perto da zona de banhos “a cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé”, no final do qual “existe uma zona de paragem onde os utentes podem deixar as cadeiras”, acrescentou.

A praia disponibiliza também uma cadeira anfíbia que com o apoio dos nadadores salvadores permite aos banhistas com deficiência ir a banhos e passadeiras de borracha que podem ser colocadas em pontos específicos para permitir o acesso de cadeiras de rodas a qualquer zona das barracas.

Em termos de segurança foi ainda adquirido um equipamento de Desfibrilhação Automática Externa, que foi entregue aos nadadores salvadores para melhorar o atendimento de emergência aos banhistas.

Este ano está também presente no areal uma equipa da Cruz Vermelha, que durante o dia garante apoio médico, reforçando o serviço prestado pelos nadadores-salvadores e pelos bombeiros municipais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda