Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Município de Alcobaça lança Manual de Proteção Civil

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Alcobaça a 18 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal, o “Manual de Proteção Civil”, um guia essencial e inovador que contém um conjunto de medidas de autoproteção para dar resposta aos vários riscos e desafios do dia-a-dia.

Trata-se da primeira publicação do género elaborada pelo município com uma edição de 10.000 exemplares que serão distribuídos pelos diversos agentes de proteção civil, juntas de freguesia, entidades cooperantes e com especial dever de colaboração e com a comunidade escolar.

O Manual explora diversos conceitos e procedimentos para lidar com diversas situações de perigo: sismos, cheias e inundações, secas, ondas de calor, vagas e frio, incêndios florestais, precipitações intensas e trovoadas, tempestades e ventos fortes, deslizamento de terras e queda de rochas, incêndios urbanos, acidentes no transporte de mercadorias perigosas e acidentes com veículos agrícolas e florestais e acidentes rodoviários. Dedica também algumas páginas à legislação em vigor em matéria de proteção civil.

“Não são muitas as autarquias que dispõe de um instrumento desta natureza. O município tem apostado na sensibilização dos munícipes para as questões de proteção civil e este manual é um reflexo dessa aposta. Temos um concelho com mais de 400 km2, com mar, serra e rios. Esta variada geologia é um trunfo inegável que temos, mas também traz inúmeros desafios aos agentes de proteção civil. O município tem apostado na formação destes agentes, para que possam exercer o seu trabalho de uma forma cada vez mais eficaz”, esclareceu o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio durante a sessão.

Estiveram presentes no lançamento do “Manual de Proteção Civil”, os presidentes de Juntas de Freguesia do concelho, representantes do Destacamento da GNR de Caldas da Rainha, membros do Exército, o comandante do GIPS de Alcaria, os respetivos comandantes das quatro corporações de bombeiros do concelho, os representantes das associações de produtores florestais, misericórdias e agrupamentos de escuteiros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno