Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Município de Alcobaça lança Manual de Proteção Civil

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Alcobaça a 18 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal, o “Manual de Proteção Civil”, um guia essencial e inovador que contém um conjunto de medidas de autoproteção para dar resposta aos vários riscos e desafios do dia-a-dia.

Trata-se da primeira publicação do género elaborada pelo município com uma edição de 10.000 exemplares que serão distribuídos pelos diversos agentes de proteção civil, juntas de freguesia, entidades cooperantes e com especial dever de colaboração e com a comunidade escolar.

O Manual explora diversos conceitos e procedimentos para lidar com diversas situações de perigo: sismos, cheias e inundações, secas, ondas de calor, vagas e frio, incêndios florestais, precipitações intensas e trovoadas, tempestades e ventos fortes, deslizamento de terras e queda de rochas, incêndios urbanos, acidentes no transporte de mercadorias perigosas e acidentes com veículos agrícolas e florestais e acidentes rodoviários. Dedica também algumas páginas à legislação em vigor em matéria de proteção civil.

“Não são muitas as autarquias que dispõe de um instrumento desta natureza. O município tem apostado na sensibilização dos munícipes para as questões de proteção civil e este manual é um reflexo dessa aposta. Temos um concelho com mais de 400 km2, com mar, serra e rios. Esta variada geologia é um trunfo inegável que temos, mas também traz inúmeros desafios aos agentes de proteção civil. O município tem apostado na formação destes agentes, para que possam exercer o seu trabalho de uma forma cada vez mais eficaz”, esclareceu o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio durante a sessão.

Estiveram presentes no lançamento do “Manual de Proteção Civil”, os presidentes de Juntas de Freguesia do concelho, representantes do Destacamento da GNR de Caldas da Rainha, membros do Exército, o comandante do GIPS de Alcaria, os respetivos comandantes das quatro corporações de bombeiros do concelho, os representantes das associações de produtores florestais, misericórdias e agrupamentos de escuteiros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Capitão de Abril Salgueiro Maia foi homenageado em Alcobaça

Duas obras de homenagem ao capitão Salgueiro Maia, herói da Revolução de 25 de Abril, feitas em pedra, da autoria dos artistas Carlos Oliveira, das Caldas da Rainha, e de Rui Basílio, de Porto de Mós, foram apresentadas, no passado dia 3 de julho, nas instalações...

salgeiro maia