Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C

Deputada Odete João sublinha papel da COTHN no desenvolvimento da hortifruticultura

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A hortifruticultura é um setor económico em expansão, cujo valor das exportações de frutas e legumes tem vindo a aumentar, tendo atingido em 2015 um total de 570 milhões de euros, o que representa um crescimento de 23,9% face ao ano anterior. A COTHN, pelo seu posicionamento estratégico no setor, é uma instituição de referência no desenvolvimento da hortifruticultura bem como da economia do país.

A constatação foi feita no decorrer da visita realizada, no passado dia 30, ao Centro Operacional Tecnológico Hortofrutícola Português por Odete João, deputada socialista eleita por Leiria, acompanhada por Helena Freitas, presidente do grupo de missão para a valorização do território, pelo engenheiro José Canha, ex-diretor regional da agricultura, e Isabel Fonseca, presidente da união de freguesias Alcobaça e Vestiaria.

A reunião que mantiveram com membros da direção da COTHN foi, segundo Odete João, muito profícua, permitindo constatar o relevante trabalho do Centro na promoção e desenvolvimento da fileira hortofrutícola nacional.

O potencial instalado na COTHN, nomeadamente através da transferência de conhecimento, tecnologias e competências para o sector hortofrutícola em rede com todos os parceiros, produção, empresas e sistema científico, tem permitido o desenvolvimento de projetos de investigação aplicada com resultados marcantes no setor.

Face ao trabalho desenvolvido pela COTHN, a deputada Odete João enalteceu o esforço pela relevância do centro no setor, digno de público reconhecimento.

Contudo, a parlamentar socialista sublinhou a necessidade de potenciar algumas competências existentes, bem como de um novo olhar sobre as condições e os recursos disponibilizados para o desenvolvimento deste importante projeto, nomeadamente no que se refere às opções estratégicas a tomar relativamente aos fundos comunitários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias