Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 23° C
17° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 36° C
  • Wednesday 30° C
16° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

Deputada Odete João sublinha papel da COTHN no desenvolvimento da hortifruticultura

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A hortifruticultura é um setor económico em expansão, cujo valor das exportações de frutas e legumes tem vindo a aumentar, tendo atingido em 2015 um total de 570 milhões de euros, o que representa um crescimento de 23,9% face ao ano anterior. A COTHN, pelo seu posicionamento estratégico no setor, é uma instituição de referência no desenvolvimento da hortifruticultura bem como da economia do país.

A constatação foi feita no decorrer da visita realizada, no passado dia 30, ao Centro Operacional Tecnológico Hortofrutícola Português por Odete João, deputada socialista eleita por Leiria, acompanhada por Helena Freitas, presidente do grupo de missão para a valorização do território, pelo engenheiro José Canha, ex-diretor regional da agricultura, e Isabel Fonseca, presidente da união de freguesias Alcobaça e Vestiaria.

A reunião que mantiveram com membros da direção da COTHN foi, segundo Odete João, muito profícua, permitindo constatar o relevante trabalho do Centro na promoção e desenvolvimento da fileira hortofrutícola nacional.

O potencial instalado na COTHN, nomeadamente através da transferência de conhecimento, tecnologias e competências para o sector hortofrutícola em rede com todos os parceiros, produção, empresas e sistema científico, tem permitido o desenvolvimento de projetos de investigação aplicada com resultados marcantes no setor.

Face ao trabalho desenvolvido pela COTHN, a deputada Odete João enalteceu o esforço pela relevância do centro no setor, digno de público reconhecimento.

Contudo, a parlamentar socialista sublinhou a necessidade de potenciar algumas competências existentes, bem como de um novo olhar sobre as condições e os recursos disponibilizados para o desenvolvimento deste importante projeto, nomeadamente no que se refere às opções estratégicas a tomar relativamente aos fundos comunitários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro reabriu

O Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro (Bárrio) reabriu, mas ainda sem vigilante pedido pela Coordenação de Saúde. O posto esteve fechado devido à falta de recursos humanos na área da segurança, e reabre ainda sem todos os mecanismos obrigatórios assegurados. Filipa...