Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

Companhia de Alcobaça leva marionetas portuguesas a festivais em seis países

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“É a segunda vez que fomos convidados a participar no Congresso da UNIMA, o que foi para nós uma grande surpresa e satisfação”, afirmou José Gil, da S. A. Marionetas, companhia que nos passados dias 28 e 29 apresentaram, em Espanha, o “Teatro Dom Roberto”.

Depois de em 2012 ter participado no Festival Mundial de Marionetas realizado na China, no âmbito do Congresso Mundial da UNIMA – União Internacional da Marioneta, a companhia repetiu o feito em San Sebastian e Tolosa, cidades anfitriãs daquele que é considerado um dos principais festivais de teatro de marionetas.

A mesma produção seguiu depois até França, onde a companhia participou, nos dias 1, 4 e 5 de junho, no Festival Marionnet’IC 2016, na cidade de Binic.

A companhia regressa a Portugal para o FIMO – Festival Internacional de Marionetas de Ovar, a Feira Afonsina de Guimarães e representações em várias salas.

Mas de 13 a 19 de julho os bonecos de Alcobaça voltam ao estrangeiro, desta vez para S. Tomé e Príncipe, onde, a par com os espetáculos, haverá formação na área da iniciação ao teatro de marionetas.

No roteiro internacional da companhia estará ainda o Lincoln Punch & Judy Festival, em Inglaterra (a 29 e 30 de julho); o Ford Puppet Carnival Poland 2016, em Lodz, na Polónia, (de 23 a 30 de setembro) e o 5.º Shanghai International Puppet Festival & Competition, na China (de 3 a 8 de novembro).

Depois de em 2015 ter assinalado os 18 anos com o programa mais internacional de sempre [marcado por duas estreias e nove produções em digressão por 10 países, num total de 108 representações], a companhia vive este ano “a concretização de muitas aspirações”, com convites para “levar a representação portuguesa a muitos locais onde queríamos muito ir”, afirmou José Gil.

A par, a S.A. Marionetas prepara “um novo espetáculo, sem palavras, para estrear ainda este ano”, consolidando a aposta em produções que possam ser apresentadas em todo o mundo.

A companhia, fundada em 1997 criou 47 produções e levou à cena, até ao final de 2015, 2.187 espetáculos.

O ano de 2010 foi aquele que teve mais estreias (cinco novas produções), 2008 o ano com mais apresentações em palco (226) e 2015 o ano com mais apresentações no estrangeiro (Brasil, India, Estados Unidos da América, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Roménia e Timor Leste).

A S. A. Marionetas conta no palmarés com prémios como “ Melhor produção nacional de videoclips” (2001), Troféu Afonso Lopes Vieira – (2006), Louvor da Câmara de Alcobaça pela exposição 12 anos a trabalhar para o boneco (2009), “Preservação e continuidade do teatro de marionetas europeu” (Praga, 2010), “Award of puppetry festival participation” 21º UNIMA congress & world puppet festival (China, 2012), “Alcoa d´Ouro” (2013), “Melhor espetáculo tradicional de marionetas de rua” no Wayang World Puppet Carnival (Indonésia, 2013) e “Best Traditional Show” na Harmony World Puppet Carnival (Tailândia, 2014).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...