Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C

Companhia de Alcobaça leva marionetas portuguesas a festivais em seis países

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“É a segunda vez que fomos convidados a participar no Congresso da UNIMA, o que foi para nós uma grande surpresa e satisfação”, afirmou José Gil, da S. A. Marionetas, companhia que nos passados dias 28 e 29 apresentaram, em Espanha, o “Teatro Dom Roberto”.

Depois de em 2012 ter participado no Festival Mundial de Marionetas realizado na China, no âmbito do Congresso Mundial da UNIMA – União Internacional da Marioneta, a companhia repetiu o feito em San Sebastian e Tolosa, cidades anfitriãs daquele que é considerado um dos principais festivais de teatro de marionetas.

A mesma produção seguiu depois até França, onde a companhia participou, nos dias 1, 4 e 5 de junho, no Festival Marionnet’IC 2016, na cidade de Binic.

A companhia regressa a Portugal para o FIMO – Festival Internacional de Marionetas de Ovar, a Feira Afonsina de Guimarães e representações em várias salas.

Mas de 13 a 19 de julho os bonecos de Alcobaça voltam ao estrangeiro, desta vez para S. Tomé e Príncipe, onde, a par com os espetáculos, haverá formação na área da iniciação ao teatro de marionetas.

No roteiro internacional da companhia estará ainda o Lincoln Punch & Judy Festival, em Inglaterra (a 29 e 30 de julho); o Ford Puppet Carnival Poland 2016, em Lodz, na Polónia, (de 23 a 30 de setembro) e o 5.º Shanghai International Puppet Festival & Competition, na China (de 3 a 8 de novembro).

Depois de em 2015 ter assinalado os 18 anos com o programa mais internacional de sempre [marcado por duas estreias e nove produções em digressão por 10 países, num total de 108 representações], a companhia vive este ano “a concretização de muitas aspirações”, com convites para “levar a representação portuguesa a muitos locais onde queríamos muito ir”, afirmou José Gil.

A par, a S.A. Marionetas prepara “um novo espetáculo, sem palavras, para estrear ainda este ano”, consolidando a aposta em produções que possam ser apresentadas em todo o mundo.

A companhia, fundada em 1997 criou 47 produções e levou à cena, até ao final de 2015, 2.187 espetáculos.

O ano de 2010 foi aquele que teve mais estreias (cinco novas produções), 2008 o ano com mais apresentações em palco (226) e 2015 o ano com mais apresentações no estrangeiro (Brasil, India, Estados Unidos da América, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Roménia e Timor Leste).

A S. A. Marionetas conta no palmarés com prémios como “ Melhor produção nacional de videoclips” (2001), Troféu Afonso Lopes Vieira – (2006), Louvor da Câmara de Alcobaça pela exposição 12 anos a trabalhar para o boneco (2009), “Preservação e continuidade do teatro de marionetas europeu” (Praga, 2010), “Award of puppetry festival participation” 21º UNIMA congress & world puppet festival (China, 2012), “Alcoa d´Ouro” (2013), “Melhor espetáculo tradicional de marionetas de rua” no Wayang World Puppet Carnival (Indonésia, 2013) e “Best Traditional Show” na Harmony World Puppet Carnival (Tailândia, 2014).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn