Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C

Terceira edição do festival Book & Movies 2016 apresenta elenco de luxo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada quinta-feira, 28 de abril, o Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça assistiu ao levantar do véu sobre o que se pode esperar da terceira edição do festival Book & Movies 2016. Um elenco de luxo que inclui Alice Vieira, Gonçalo M. Tavares, Fernando Alvim, Mariana Mortágua, Pedro Mexia, Domingos Amaral ou Francisco Moita Flores respeita a chancela de qualidade que o evento tem vindo a oferecer.

Numa conferência de lançamento que contou com a presença do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, do escritor José Fanha e do cineasta José Ricardo Pinto, a Vereadora da Cultura, Inês Silva, fez a antevisão do evento que propõe “uma comunhão, partilha e celebração da cultura entre os alcobacenses, os agentes culturais locais e alguns dos mais consagrados nomes nacionais na literatura, no cinema, no teatro, na música, nas artes plásticas, entre outros. O festival tem uma vocação iminentemente pedagógica pois pretende dinamizar a comunidade escolar, formando e educando os nossos jovens para o consumo da cultura. No entanto, tentamos chegar a todos os públicos e a todas as sensibilidades”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, “Temos a sorte de Alcobaça ser um concelho de fortíssimo pendor artístico que se tem vindo a renovar geração após geração. Não procuramos o mediatismo pelo mediatismo. Temos feito muito com muito pouco. A nossa intenção primordial é chegar às nossas populações sempre na perspetiva de bem receber quem nos visita e oferecer eventos de grande qualidade como este. A Turismo Centro de Portugal tem sido um parceiro essencial na produção da nossa oferta cultural e turística e queremos manter essa boa relação.”

Pedro Machado sublinhou “a grande capacidade de planeamento e determinação da autarquia de Alcobaça. A nossa Região de Turismo só tem a ganhar com eventos desta qualidade que nos ajudam a manter a subida dos números que temos vindo a registar”.

Igualmente presente na apresentação do Books & Movies, o escritor José Fanha, que terá uma residência criativa em Alcobaça no decurso do festival, destacou “o trabalho exemplar das autarquias na promoção da cultura junto das comunidades locais e regionais. Tenho muito orgulho em poder participar e contribuir para que o Books & Movies seja um sucesso. Sinto-me como um alcobacense.”

No final da conferência houve um momento de degustação patrocinada pela Granja de Cister com o apoio do Chefe Carlos Silva e alunos do curso de Técnico de Restauração de Cozinha/Pastelaria e do curso de Técnico de Restauração/Bar da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister. A degustação serviu de antevisão para o Books & Cooking, uma das novidades do Books & Movies 2016 que vai decorrer no âmbito do Mercado do Livro, este ano localizado no Jardim do Amor. O Books & Cooking vai contar com participação de autores de literatura gastronómica que vão apresentar os seus livros e as suas receitas.

Descarregue em baixo o documento de antevisão do Books & Movies com algumas dos principais figuras e destaques da programação que brevemente anunciada.

Sobre o Books & Movies:

“Books & Movies” é um projeto cultural e educativo que prevê a formação literária e cinematográfica, a participação e a expressão cívica, identitária e cultural, a valorização do território, o desenvolvimento económico, a inclusão social e o esbatimento de diferenças sociais.

De 10 a 16 de outubro, o evento apresenta uma programação focada na comunidade escolar mas que procura chegar a todos os públicos com a presença de figuras de destaque locais e nacionais ligadas à literatura, ao cinema, ao teatro, às artes plásticas entre outros.

O festival “Books & Movies” é sobretudo uma celebração da cultura em comunhão. Procura promover, divulgar e premiar a arte literária e a arte-vídeo, trazendo a Alcobaça escritores e artistas profissionais que, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, se juntam ao seu público para conversar sobre livros e filmes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...