Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
12° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Ciclo de conferências sobre Surf e BB no Carsurf

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Treino de Surf e Bodyboard – tendências atuais e futuras” foi o primeiro tema do ciclo de conferência que o Clube de Desportos Alternativos irá realizar no CarSurf da Nazaré, ao longo do ano.

Na conferência defendeu-se o treino e a disciplina como chaves da preparação de um atleta de competição, e o lazer como um incentivo, no plano de treinos.

Miguel Moreira (consultor técnico para o desenvolvimento desportivo, formação de treinadores, equipa nacional e alto rendimento); David Raimundo (selecionador nacional da Federação Portuguesa de Surf); Nuno Trovão (treinador da equipa nacional de bodyboard); Teresa Almeida (campeã do mundo de bodyboard ISA) e António Cardoso (atleta profissional de bodyboard) foram os oradores do passado dia 23.

Sobre Treino de alto rendimento em surf e bodyboard, Miguel Moreira defendeu a separação entre “o surf de prazer e o surf competitivo, onde a lógica tem que fazer sentido para todos. Os atletas não são surfistas de lazer, mas de competição, que também devem ter os seus momentos de lazer”. O consultor técnico afirmou, ainda que “é preciso fazer surf e treino complementar, que é fundamental para a preparação do atleta de competição. O importante é gerir os tempos de cada um e a qualidade do treino dentro de água”.

O selecionador nacional da Federação Portuguesa de Surf, David Raimundo, recordou os seus primeiros anos no surf “quando não havia método, treino planeado, treinadores ou organização. Era tudo diferente”, para afirma que “no treino, a organização é o fator chave do sucesso. Mas manter os atletas felizes também conta muito para o êxito. O surf tem características diferentes, e muito especial pelo prazer que proporciona, mas na metodologia de preparação é igual aos restantes desportos de competição”.

António Cardoso disse que deu os primeiros passos na modalidade “com a minha experiência de vida e com a observação dos outros, que se encontravam dentro de agua”, mas, hoje, “com o patrocínio da marca Praia do Norte, temos outras componentes que ajudam na preparação da competição”.

“De início dei relevância ao prazer de surfar. Contudo, para termos sucesso como atletas, o treino complementar, que nos está a ser proporcionado no âmbito do Protocolo com a Nazaré Qualifica, é essencial”, disse o atleta profissional de bodyboard.

Já Teresa Almeida, que se declarou “mais preparada para a competição, com a ajuda de treinos mais organizados”, não abdica dos seus momentos de lazer no mar.

“Quando começamos a ter planos muito rígidos de treinos, as coisas deixam de ser divertidas. O que gosto de verdade é de surfar e fazer free surf, mas se tudo for bem doseado seremos bons profissionais. O Bodyboard está a caminhar no sentido da profissionalização. Há cada vez mais escolas, planos de treino e metodologias adequadas à competição e para formar atletas”, disse Teresa Almeida.

O ciclo de conferências organizado pelo CDAN tem como objetivo debater os desportos de ondas e potenciar a Nazaré como destino dessas modalidades.

Em breve, será anunciada a data e o tema da próxima conferência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

CDU questiona executivo da Câmara sobre o destino de pescado fresco

A CDU exigiu esclarecimentos sobre o destino dado a uma quantidade elevada de pescado fresco adquirido pela Câmara Municipal alegando destinar-se às cantinas escolares. “Recebemos informações de que o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, pode...

joao delgado