Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Dragagem da baía de S. Martinho do Porto em junho

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vai ser realizada uma dragagem de urgência à baía de São Martinho do Porto em Junho. A empreitada irá durar 90 dias e acontecerá numa altura em que os banhistas estarão de regresso à praia. “Vai acontecer durante a época balnear, visto estar em risco o acesso dos barcos ao cais”, explicou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.

O anúncio do lançamento do “procedimento de contratação pública da empreitada de dragagens de manutenção do Portinho de São Martinho do Porto, com um preço base de 750.000 euros”, foi feito pelo Ministério do Mar, através da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, no passado dia 15.

Segundo o Ministério “desde 2010 não são efetuadas quaisquer obras de dragagem” em S. Martinho do Porto, o que “tem contribuído para o acentuado assoreamento na zona do cais e na barra, com consequências para a segurança de pessoas e bens e impactes económicos na comunidade piscatória”.

A intervenção “implica proceder a dragagens na barra, no canal de acesso ao cais acostável e bacia de estacionamento das embarcações”.

O procedimento foi explicado à população, na passada sexta-feira, durante uma reunião pública, que decorreu na Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto.

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, explicou que a DGRM “está a tentar que esse prazo seja encurtado para não prejudicar a época balnear e a atividade piscatória”.

Em causa está, sobretudo, a apanha de limo, cuja época tem início a 15 de julho e que movimenta cerca de uma centena de trabalhadores. A obra condiciona, igualmente, a atividade de algumas dezenas de embarcações de pesca.

Na reunião, os pescadores “manifestaram preocupação com o facto de o projeto prever a deposição das areias dragadas a cerca de uma milha da entrada da barra”, distância que “consideram curta” e que Paulo Inácio adiantou a intenção de “tentar que seja revista”.

As dragagens em S. Martinho do Porto inserem-se no plano de obras de manutenção e proteção portuária de maior urgência previstas para 2016 e para as quais o Ministério do Mar inscreveu uma verba de 4,1 milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados