Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

Espaço dedicado aos artistas nazarenos funciona na Biblioteca Municipal

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os artistas nazarenos têm um espaço público dedicado à sua carreira, que está a funcionar na Biblioteca Municipal da Nazaré, desde o passado dia 24 de março. “O Nosso Canto” reúne a biografia e músicas dos artistas ali referenciados.

Conhecer o acervo e reunir os registos musicais para que as novas gerações conheçam o passado musical e os seus criadores são alguns dos objetivos deste projeto, que nasce de uma parceria entre a comunidade artística local e o Município.

“Queremos que todo esse material, que iremos continuar a inventariar, passe a estar disponível ao público, numa base de dados que se constitua como património cultural local, e, desse modo, reflita os aspetos materiais e imateriais, ao mesmo tempo que contemple e reforce a nossa identidade”, explicou Manuel Sequeira, Vice-Presidente da Câmara.

O processo de recolha da informação do património musical e artístico do concelho vai prosseguir para que o espaço reúna o maior número de criadores artísticos, e retrate, com isso, várias décadas.

“Potenciar o trabalho já feito, divulgar o valioso contributo de todos às novas gerações, e perpetuar as memórias culturais” são a função do novo serviço, também disponível online, através do portal: www.onossocanto.pt

O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, declarou, por seu turno, que este projeto “reúne a capacidade artística do concelho, em diferentes áreas”.

“É um reconhecimento aos artistas nazarenos, através de uma plataforma que disponibilizamos a todos que queiram conhecer este universo”, afirmou o autarca, adiantando que o mesmo se insere na iniciativa de “homenagens a figuras nazarenas, com contributos dados no desenvolvimento local e divulgação da terra”, que o Município tem vindo a realizar.

O espaço dedicado aos artistas e à música está localizado no 1º andar da Biblioteca Municipal da Nazaré. Composto por três postos de escuta e de consulta, “O Nosso Canto” disponibiliza uma playlist, a biografia e fotografia dos artistas nazarenos, retratando figuras que têm, ao longo de várias décadas, levado a musicalidade, criatividade e o nome da terra a vários pontos do país e do estrangeiro.

O Nosso Canto é um espaço dedicado aos músicos nazarenos. Conhecer o passado, o presente e futuro da música do concelho, ouvir composições musicais, e aceder às biografias são algumas das funcionalidades deste projeto que se propõe Investigar, preservar, editar, divulgar e fomentar o conhecimento da música nazarena.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...