Q

Previsão do tempo

8° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Agricultores sensibilizados para o risco de acidentes com máquinas agrícolas

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 27, o Centro Cénico da Cela recebeu cerca de 100 agricultores que participaram numa ação de sensibilização e alerta para os acidentes com máquinas agrícolas. Sob o tema “Acidentes de Trator – Uma Triste Realidade”, a sessão foi organizada pela Associação de Freguesias Granjas da Maçã (que reúne as Juntas de Freguesia de Alfeizerão, Cela e Vimeiro) em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça.

No concelho de Alcobaça, em 2014, ocorreram 3 acidentes com uma vítima mortal, ao passo que, em 2015, faleceram quatro pessoas em igual número de acidentes com máquinas agrícolas. Este ano, já foi registado 1 acidente que resultou numa vítima mortal. “São números que nos preocupam sobretudo porque sabemos que existem medidas de prevenção concretas que podem salvar vidas. Neste contexto, a segurança e a salvação de vidas residem no respeito por regras básicas de segurança sobre as quais vale a pena debater e refletir”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, na abertura da sessão.

O autarca acrescentou ainda que “esta sensibilização não se destina apenas aos agricultores mais idosos mas também aos mais novos que são o futuro da nossa agricultura. Há que valorizar quem dedica a sua vida a esta tão nobre profissão. Alcobaça é um concelho de grande pendor agrícola e o Município tudo deve fazer para ajudar os agricultores em todas as vertentes, nomeadamente, a nível de segurança no trabalho.”

Durante a sessão foram apresentados vários dados sobre esta realidade dos acidentes com máquinas agrícolas. No distrito de Leiria foram registados, em 2014 mais de 200 acidentes de trabalho desta natureza que resultaram em 80 vítimas mortais. A grande maioria destes acidentes deveu-se ao reviramento lateral e capotamento dos veículos na sequência de declive dos terrenos e de condições climatéricas desfavoráveis. Na grande maioria dos casos, a vítima encontra-se sozinha o que inviabiliza prontas ações de socorro.

Estes dados reportam a ocorrências dentro dos campos de cultivo, aos quais se juntam os acidentes rodoviários com veículos agrícolas. De acordo com os dados da Associação Nacional de Sinistralidade Rodoviária apresentados pela GNR durante a sessão, em 2015 foram registados 53 acidentes no distrito de Leiria dos quais 5 tiveram lugar no concelho de Alcobaça. Em cada 100 acidentes na via pública, 8 envolvem máquinas agrícolas, bem acima dos ocorridos, por exemplo, com motociclos (3 em cada 100 acidentes).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados