Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
15° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C

3ª edição do Festival de Cinema e Literatura realiza-se em Outubro e homenageia Rita Blanco

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os preparativos para a 3ª edição do Festival dedicado aos livros e à 7ª arte tiveram início.

Lusa Inês Silva, responsável pela organização do evento, adiantou que Gonçalo M. Tavares “vai participar numa peça de teatro em que será feita uma adaptação do seu último livro [O Torcicologologista, Excelência] ”.

Alice Vieira é, também, uma presença confirmada no festival de cinema e literatura Books & Movies.

Mas a presença da escritora de vários livros destinados ao público infanto-juvenil é, somente, um dos fatores de atração do público mais jovem ao festival, que irá encontrar “teatro, cinema, conversas com escritores, workshops e exposições disseminados por salas de espetáculos, praça e cafés da cidade”, explicou a vereadora da cultura da Câmara de Alcobaça.

Entre as exposições previstas conta-se uma mostra sobre a educação no concelho de Alcobaça, organizada em parceria pela autarquia e pelo Mosteiro de Santa Maria, onde ficará patente durante o festival.

Para além da oferta cultural e da formação de novos públicos, a edição vai continuar a homenagear figuras da cultura. As primeiras duas edições homenagearam Manuel de Oliveira e Mário Zambujal. A deste ano, que irá decorrer de 10 a 16 de outubro, homenageará a atriz Rita Blanco, pela sua versatilidade e carreira no cinema e no teatro.

A alguns meses de distância do arranque do Festiva, ainda se negoceiam alguns contratos para trazer à cidade algumas grandes produções de companhias nacionais de teatro, e aguardam-se as reações dos convites a diversas personalidades ligadas ao livro e ao cinema para participarem num evento que “pretende chamar a atenção para Alcobaça como berço cultural, fruto quer da herança deixada pelos monges de Cister quer pelo facto de Mosteiro se encontrarem os túmulos de D. Pedro e D. Inês”.

A ligação de Alcobaça ao cinema será ainda assinalada “ou com fotografias, ou se conseguirmos com uma réplica de um cinematógrafo que chegou a estar em frente ao mosteiro e que foi um dos primeiros a surgir na região”, apurou a autarquia com base em registos fotográficos de 1917.

Com um orçamento de 50 mil euros o festival realiza-se pelo terceiro ano consecutivo num formato em que “estão sempre coisas a acontecer em simultâneo em vários espaços”, sendo a maioria das atividades de entrada gratuita.

Um fator que impede a organização avançar com um número exato de visitantes apesar convicção de Inês Silva, apontar para “um aumento de público de edição para edição, com cada vez mais locais com lotação esgotada e com um maior interesse quer de pessoas do concelho que de fora”, concluiu.

Se as duas primeiras edições do festival decorreram em junho, esta recairá no mês em que já decorrem as aulas para “permitir uma maior participação da comunidade escolar que, deste modo, não sofre os constrangimentos relacionados com os exames”, explicou a Vereadora da Cultura e Educação, Inês Silva.

Integrado neste Books & Movies está, ainda, o Prémio Books & Movies, que acolherá trabalhos na modalidade de vídeo-arte.

“Privilegiaremos os trabalhos que tenham uma ligação mais direta com Alcobaça, com a sua história e cultura. Queremos fazer deste prémio um instrumento de fomento à divulgação do melhor que temos no concelho”, explicou a Vereadora Inês Silva.

O Festival Books & Movies é um dos acontecimentos mais importantes da região, que traz à cidade de Alcobaça distintas personalidades ligadas à cultura e à arte.

Roteiro de Viagens em formato vídeo

O Município de Alcobaça institui, pela 3ª vez consecutiva, o Prémio Internacional Books&Movies com o objetivo de estimular, divulgar e premiar a criatividade no âmbito do roteiro de viagens, escrito ou filmado. A atribuição será feita na 3ª edição do Festival Books & Movies, que decorrerá de 10 a 16 de Outubro de 2016.

Nesta edição, serão analisados trabalhos, roteiros ou curtas-metragens em formato de vídeo subordinados ao tema “Alcobaça – Dê Lugar ao Amor”. Serão valorizados os trabalhos que respeitem integralmente o tema.

O vencedor será granjeado com um prémio pecuniário no valor de 5.000,00€ atribuído na Gala Books & Movies, no dia 16 de Outubro de 2016, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro.

Requisitos para os vídeos:

Ser original e inédito

Apresentado em três cópias em suporte digital (DVD, AVI ou MP4), em qualquer tipo de suporte de vídeo:Câmara de Vídeo (HD, DV ou Hi8), Câmara Fotográfica Digital, Telemóvel, Webcam.

Duração máxima de 30 minutos

Cada DVD deve conter a inscrição, de forma legível, do título da obra.

Resolução recomendada: 1080i (16:9 PAL)

Ser acompanhada de um envelope opaco e fechado, identificado com o título da obra e o pseudónimo do autor, coincidente com o usado nas cópias da obra.

Data limite de entrega: 31 de março 2016.

Pode entregar o trabalho pessoalmente na Câmara Municipal de Alcobaça, Unidade Administrativa e de Modernização, Praça João de Deus Ramos 2461-501 Alcobaça.

ou por correio registado para:Câmara Municipal de Alcobaça, Prémio Internacional Books&Movies – Município de Alcobaça, Praça João de Deus Ramos 2461-501 Alcobaça

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

NAZARÉ NO SEU OLHAR: lançamento no Dia do Livro

Foi no Dia Mundial do Livro, na Biblioteca Municipal da Nazaré, que o autor Diamantino Gonçalo deu a conhecer a sua nova obra poética, NAZARÉ no seu olhar, que conta com contributos de outros autores. A receita da venda do livro reverte a favor da CERCINA. No...

20220423 160214

Livro sobre o Rancho Alcôa deverá ser lançado no final do próximo ano

A Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça deverá lançar no final do próximo ano um livro sobre o Rancho Alcôa. O documento falara da história do Rancho, através de testemunhos de antigos membros e imagens da história...

rancho