Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

Fotografia captada no Sítio da Nazaré vence prémio nacional

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os miradouros da Nazaré já tinham sido eleitos como os mais fotografados e dos lugares mais bonitos do país. Agora estão na origem do prémio de fotografia atribuído a Eduardo Barrento, que conquistou, no passado dia 30, o prémio - Fotógrafo de Natureza do Ano, competição associada ao Cinclus Fest.

O fotógrafo foi premiado na categoria “fauna” com um instantâneo de um macho de peneireiro, que acaba de capturar um rato, no Sitío da Nazaré.

Eduardo Barrento nasceu em 1968 em Torres Novas. Cresceu em Vilar dos Prazeres, próximo de Ourém, onde teve os primeiros contactos com animais selvagens: cobras e lagartos – muito comuns naqueles dias – influenciado por um amigo foi construindo o gosto pela Natureza. Ainda antes de saber ler ou escrever, começou a fazer desenhos e pinturas e, é claro, o assunto favorito eram os animais.

Alguns anos mais tarde, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Escola de Artes), descobriu uma nova paixão: a fotografia. Desde então, nos últimos 20 anos, tem fotografado a natureza de Portugal, especialmente a vida selvagem.

Dá conferências e workshops e, por outro lado, continua a mostrar o seu trabalho como artista em galerias, onde o assunto ainda é a natureza, mas trabalhadas de forma diferente.

Trabalhou como fotojornalista, na área do desporto. Atualmente, e como a fotografia da Natureza, em Portugal, não passa de um hobby para gente masoquista que se levanta às 5 da manhã e passa horas enfiado em tendas para tirar uma fotografia, trabalho em educação ambiental na ADEPA, em Alcobaça, e faz sites

PRÉMIOS:

1º Lugar no Concurso Quercus/BMWi 2015, na categoria “Aves”

Menção Honrosa na categoria “fauna” “Ambiente a Imagens Dispersas” Ovar, Portugal 2014

Menção Honrosa na categoria “flora” “Ambiente a Imagens Dispersas” Ovar, Portugal 20141º Lugar no 8º Concurso de Fotojornalismo Visão/BES, na categoria Natureza, Lisboa, Abril de 2008.

1º Lugar no Concurso Nacional de Fotografia Científica, Coimbra, 1999.

1º Lugar e Menção Honrosa no Concurso “Cor é Vida” da Minolta, Lisboa, Janeiro de 2000.

1º Lugar no Concurso on line do Fotoclube.com, Outubro de 2000.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados