Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Marionetas de Alcobaça fecham 2015 com 108 espetáculos em dez países

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Duas estreias, dez países, nove produções em digressão, 108 representações e uma exposição”, no Museu da Marioneta de Lisboa, marcaram a vida da companhia em 2015, divulgou a S.A. Marionetas.

“Por este rio acima”, uma criação de homenagem à “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, e ao disco homónimo de Fausto Bordalo Dias, inspirado na obra do autor quinhentista, foi o primeiro espetáculo em digressão nacional da companhia, por salas de norte a sul do país.

A S.A.Marionetas marcou ainda presença no Festival Periferias, em Sintra, no FestIn, em Lisboa, no Books & Movies, em Alcobaça, no Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar – EI! MARIONETAS, no Festival de Marionetas e Objetos de Faro (FOME), na Feira Afonsina em Guimarães e no Festival Terra Transmontana no Mogadouro.

Esteve ainda nos eventos Caldas Anima, nas Caldas da Rainha, na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria, Santa Maria da Feira, no E.S.T.A.R., em Odeceixe, no Festival Marionetas ao Centro, na Lousã, na Festa da Marioneta 2015, da ArtemRede, e em Espinho Cidade Encantada 2015.

Em Alcobaça, onde está sediada, a companhia organizou a 18.ª edição do Festival Marionetas na Cidade, que, durante sete dias, juntou 11 companhias, valendo-lhe o EFFE-Label, certificação da organização “Europe For Festivals” (EFFE), reconhecimento de evento europeu de qualidade artística.

De 02 de julho a 13 de setembro, uma exposição, no Museu da Marioneta de Lisboa, permitiu rever os 18 anos de vida da companhia.

Não menos “gratificante”, segundo os responsáveis, citados num balanço enviado às redações, foi “o reconhecimento do trabalho fora de portas” e que fez de 2015 o “ano mais internacional de sempre” da S.A. Marionetas.

Dez países estiveram da rota da companhia que, em janeiro, participou no Festival Internacional de Teatro Infantil de São Vicente/São Paulo, no Brasil, do qual seguiu diretamente para o Ishara International Puppet Festival, em Nova Deli e Chandigarh, na India.

Estados Unidos da América, Bélgica, Espanha, França, Reino Unido, Roménia foram outros do países da digressão internacional que terminou em Timor Leste, com a apresentação, em Díli e Oecússi, do “Teatro Dom Roberto” – um espetáculo tradicional português – e de “Etc.”, uma obra mais contemporânea e sem recurso a palavras, nas Comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses aquele país.

Foram “milhares de quilómetros” que levaram as marionetas de Alcobaça “a todo o mundo” e divulgaram a obra da companhia, que contou com os apoios da Direção-Geral das Artes (DGArtes), Instituto Camões, Embaixada de Portugal em Díli, Câmara de Alcobaça, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Arte Institute, dos Estados Unidos, e Portuguese American Center of Sutffolk /Farmingville, no Reino Unido.

A companhia, fundada em 1997, conta no palmarés com prémios como “Melhor produção nacional de videoclips” (2001), Troféu Afonso Lopes Vieira (2006), “Preservação e continuidade do teatro de marionetas europeu” (Praga, 2010), “Award of puppetry festival participation”, do 21.º Congresso e Festival de Marionetas (China, 2012), “Alcoa d´Ouro” (2013), “Melhor espetáculo tradicional de marionetas de rua”(Indonésia, 2013) e “Best Traditional Show”, na Harmony World Puppet Carnival (Tailândia, 2014).

A Câmara de Alcobaça atribuiu um louvor à companhia, em 2009, pela exposição “12 anos a trabalhar para o boneco”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente

João Vidinha vence Emmy com “100 Foot Wave”

João Vidinha, natural da Nazaré, venceu um Emmy da Television Academy, com “100 Foot Wave: Chapter VI – Force Majeure”, na categoria “Outstanding Cinematography For A Nonfiction Program – 2023”. O nazareno, que passa muitas horas a recolher imagens na Praia do...

vidinha