Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Turismo na região Centro bateu recordes em 2015

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ano de 2015 foi marcado por uma tendência de crescimento no turismo no Centro do país, com aumentos no número de visitantes, na taxa de ocupação dos hotéis e nos proveitos dos operadores turísticos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de dormidas totais nos hotéis situados na área abrangida pela Entidade Regional Turismo Centro Portugal ultrapassou pela primeira vez os quatro milhões em 2015, um aumento de quase 11 por cento em relação a igual período no ano anterior (janeiro a outubro).

Em igual período, o número de hóspedes totais na região, nacionais e estrangeiros, aumentou 14,10 por cento e os proveitos dos operadores turísticos aumentaram 16,20 por cento. Também o número de turistas atendidos nos postos de turismo aumentou significativamente (23,28 por cento), com o posto de Turismo de Aveiro a registar uma subida recorde de mais de 42 por cento.

“2015 foi um ano economicamente muito positivo. A Turismo Centro Portugal e a Região Centro cresceram em todos os indicadores. Nas dormidas, na taxa de ocupação, nos proveitos, o que veio consolidar aquilo que nós próprios trabalhámos”, resumiu o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, em declarações à agência Lusa.

O aumento em quase 11 por cento dos turistas portugueses contribuiu para esta tendência de subida na Região Centro, ajudando a combater a sazonalidade. Um aumento que Pedro Machado associa às campanhas de promoção da Região lançadas em diversos suportes e que se revelaram um sucesso.

O ano foi também marcado pelo chamado “rebranding” da marca Turismo Centro, assente na modernização dos símbolos da região e numa nova estratégia de comunicação que passou por uma presença mais forte nos meios de comunicação social, nacionais e estrangeiros, destinada a assumir a Turismo Centro como o principal destino turístico do mercado interno.

“O mercado interno voltou a crescer e houve uma aposta forte também no mercado externo, em particular dos nossos mercados principais, o mercado espanhol e o mercado francês, e um acréscimo muito significativo do mercado brasileiro. Em comparação com 2014, estamos a falar em taxas de crescimento de dois dígitos, superiores em 14% no período homólogo de 2014 com 2015, uma tendência que continua neste momento a registar-se e que esperamos que se mantenha em 2016”, resumiu Pedro Machado.

O presidente da Turismo Centro, que abrange cem municípios, a maior do país, definiu 2015 como “um ano de consolidação”, fruto da estratégia nacional de turismo lançada em 2013, e realçou que a subida de visitantes foi acompanhada pelo reconhecimento por parte de entidades importantes do setor, que atribuíram à região prémios relevantes.

O primeiro chegou logo em fevereiro, quando a Turismo Centro recebeu o prémio de melhor stand na BTL de 2015 (Bolsa de Turismo de Lisboa).

Mais tarde, a Turismo Centro viria a ser eleita pela revista do “trade” Publituris a melhor região turística de Portugal.

Lusa/Fim

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao