Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C

Parque Verde devolve o rio Alcoa à cidade

Paulo alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O estatuto de utilidade pública facilita a intervenção que a Câmara Municipal irá desenvolver numa área nobre da cidade, num investimento de 2,8 milhões de euros.

2,8 milhões de euros é o investimento que a Câmara de Alcobaça irá fazer na instalação do Parque Verde, na cidade. Com uma área de 7 hectares, o parque irá nascer entre a “Nova Alcobaça” e o Jardim do Obelisco, no Mosteiro, num percurso junto da água, entre o rio Alcoa e a Levada, que poderá ser aproveitado para todo o tipo de atividades lúdico-desportivas.

O projeto do Parque Verde de Alcobaça obteve o estatuto de utilidade pública e é uma das prioridades da Regeneração Urbana da cidade.

“É sobretudo um investimento na qualidade de vida dos seus munícipes e visitantes abrindo a cidade para novos desenvolvimentos”, acrescentou o autarca, que a anunciou, recentemente, a “mutação filosófica” do projeto inicial, para integrar melhor na envolvência verde que o irá acolher.

O projeto, cujo Concurso público foi aprovado em Câmara Municipal, contempla a valorização do património cultural, que a zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria representa. “O Parque Verde reflete a preocupação do Município em honrar e proteger o legado histórico deixado pelos monges cistercienses”.

Já o trabalho de recuperação da Levada, outro dos aspetos deste projeto, consiste num circuito pedonal que fará ligação entre a “Nova Alcobaça” e o Jardim do Obelisco, no Mosteiro. Este circuito acompanhará o curso da água entre o rio Alcoa e a Levada e poderá ser aproveitado para todo o tipo de atividades lúdico-desportivas.

De acordo com o Presidente de Câmara Paulo Inácio “este projeto aumenta a área de classificação do Mosteiro de Alcobaça como Património Histórico porque recupera uma zona envolvente que estava caída no esquecimento inclusive da comunidade local. Em simultâneo, queremos criar um impacto positivo no dia-a-dia da cidade, contribuindo para estilos de vida saudáveis e ativos.”

Deste modo, o projeto procurou também respeitar o ambiente permitindo uma redescoberta da natureza dentro dos limites da cidade. No Parque Verde serão instalados equipamentos de restauração e lazer, zonas destinadas à prática desportiva, um anfiteatro para espetáculos ao ar livre, uma galeria ripícola, estacionamento e estufas públicas que poderão ser utilizadas pelas escolas da região para projetos de caráter educativo e científico.

“O projeto distingue-se de um parque urbano porque recupera uma extensa área verde que já existe e cujo potencial queremos relevar. A grande maioria das cidades de renome é banhada por rios. Alcobaça também mas, ao longo dos anos, o rio deixou de fazer parte da vida da cidade. Queremos devolver o Rio Alcoa a Alcobaça”, sublinhou Paulo Inácio.

Para o autarca “trata-se da maior intervenção de sempre realizada pela Autarquia. É um parque necessário à cidade precisa, à semelhança do que existe em concelhos vizinhos”.

Assumido como uma prioridade da gestão (PSD), o Parque será uma realidade dentro de 16 meses. “Neste momento, com problemas ultrapassados, licenças obtidas, visto do Tribunal de Contas, e projeto de execução concluídos, lançámos a empreitada, que contemplará a instalação de duas estufas púbicas envolvendo a VCI, prevejo que o início da obra ocorra por volta de abril, estando concluída num prazo de 16 meses”, informou o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados