Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C

Obras na orla costeira do concelho de Alcobaça estão prontas

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estão concluídas as obras de reforço e melhoramento de acessibilidades de quatro praias do concelho de Alcobaça que foram comparticipadas a 100% pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT).

No final de dezembro, o executivo da Câmara Municipal de Alcobaça promoveu uma visita às praias de Paredes da Vitória, Pedra do Ouro, Água de Madeiros e São Martinho do Porto para observar a conclusão dos trabalhos que representam um investimento global de cerca de 1.5 milhões de euros.

Na praia Paredes da Vitória, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, recordou as intempéries que causaram danos na costa, em janeiro de 2014, estando esta agora reforçada com um paredão formado por blocos maciços de pedra calcária para travar a força das marés.

Em Pedra do Ouro, foi feito um trabalho de consolidação da arriba através de aplicação de betão projetado com um pigmento aproximado da cor natural da paisagem envolvente. Paulo Inácio anunciou ainda, para 2016, as obras de saneamento na praia Pedra do Ouro. A encosta e respetiva envolvente da praia Água de Madeiros foram também consolidadas tendo também sido melhoradas as condições de estacionamento dos veraneantes através do alcatroamento da zona de parqueamento.

Em São Martinho do Porto, o edil destacou “uma reivindicação do município com mais 30 anos que agora encontrou resposta por parte da autarquia” com o reforço do morro de Santo António. Além da construção de um muro ao longo do morro, foram também colocadas redes de proteção para evitar o desmoronamento de rochas que afetavam a circulação automóvel da estrada adjacente.

Paulo Inácio sublinhou ainda o facto de estas obras terem sido concluídas dentro do prazo estipulado pelo POVT – 31 de dezembro de 2015 – e que “reforçam significativamente as condições de acesso e de segurança das praias do concelho de Alcobaça no próximo verão”,

sem excluir a necessidade de”, no futuro, ter que ser feita uma intervenção mais de fundo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados