Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C

Centro Avançado de Formação e Treino em Ondas Grandes na Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Abriu no porto de abrigo da Nazaré um Centro Avançado de Formação e Treino em Ondas Grandes, resultado da união de várias entidades e destinado a apoiar surfistas, corporações de bombeiros e associações de nadadores salvadores de todo o país, com o objetivo de garantir a segurança perante situações mais extremas das ondas.

“Esta estrutura vai dar suporte avançado a todos os que já tenham formação. Não vamos ensinar ninguém a surfar ondas grandes. Os formandos vão é praticar muito o resgate e o salvamento”, explicou Ramon Laureano, da Associação Leva d’Mar. No Centro de Alto Rendimento de Surf funcionarão as aulas de apneia, preparação física e psicológico, e a teoria. A parte de mecânica e a ida para o mar terão como base o Centro Avançado de Formação e Treino.

Trata-se de um complemento à atividade do Instituto de Socorros a Náufragos e dos bombeiros. “É importante darem-nos conhecimentos de como lidar com motas de água”, reconheceu João Estrelinha, comandante dos bombeiros da Nazaré.

Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, agradeceu a opção pela Nazaré, “um dos maiores spots mundiais de surf”, e salientou a importância deste centro para, nomeadamente, a dinamização do Centro de Alto Rendimento de Surf, “desde há alguns meses em funcionamento”, destinado a receber “atletas que queiram enfrentar o desafio das ondas da Nazaré, também conhecidas pela sua versatilidade, que as adequa à prática de vários desportos de mar”.

“Começámos a perceber com as equipas estrangeiras que ter a estrutura perto da marina era um aspeto logístico muito importante para que o treino seja consecutivo“, indicou João Macedo, do EDP Mar Sem Fim, projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes, desconhecidas e inexploradas. Com melhores condições logísticas, o número de surfistas portugueses capaz de se aventurar nas ondas gigantes – atualmente uma dezena – “poderá agora aumentar”.

Joana Andrade, a única mulher surfista de ondas gigantes, contou que “ter uma base para a preparação antes de entrar na água e ter o apoio à volta é fundamental”. Também acredita que com melhores condições mais raparigas aparecerão para desafiar as ondas grandes. “Um dos meus objetivos é formar uma equipa feminina. Faz falta companhia feminina, porque estou a competir sozinha”, referiu.

“Sou testemunha na primeira pessoa do quanto é difícil para um surfista que se quer dedicar às ondas grandes ter os recursos necessários para o fazer em segurança e em condições de poder evoluir”, revelou Alessandro Rodrigues, da Jet Resgate Portugal, empresa especializada em consultoria, treino e formação em serviços aquáticos. “Os riscos e sustos não vão desaparecer, porque isso faz parte da adrenalina, mas os níveis de estresse poderão baixar”, comentou.

Limpeza do porto da Nazaré

A Associação Leva d’Mar dinamizou, antes da inauguração do Centro Avançado de Formação e Treino em Ondas Grandes, uma ação de limpeza do porto da Nazaré. Destinada a sensibilizar a comunidade para as questões ambientais e a alertar para a quantidade de lixo que é depositada no oceano, a ação contou com a participação de várias pessoas, tendo sido reunidos diversos sacos com resíduos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ampliaqua instala-se com inovação e investigação no Porto da Nazaré

A maior unidade de aquaponia do país que combina aquacultura e hidroponia livre de produtos químicos A AmpliAqua®️, uma empresa inovadora no campo da aquacultura, que combina aquacultura e hidroponia de forma sustentável, anunciou, em abril, a sua instalação no...

Ampliaqua

Regulamento da ALEB apresentado na Junta de Freguesia da Benedita

A apresentação da versão final do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita, que já contempla já os contributos prestados pelos membros da assembleia de freguesia, que marcaram presença na reunião de câmara descentralizada, do passado dia 21 de...

aleb