“Será uma ação de sensibilização para pescadores, mestres, motoristas, todos os que operam nas embarcações de pesca, sobre segurança no mar”, explicou Artur Simas Silva, capitão do porto de pesca da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Segundo este elemento da Marinha, serão abordados temas como a utilização de coletes salva vidas a bordo das embarcações, as normas de segurança na entrada e saída das barras e na faina, cuidados com as condições que o mar apresenta, a utilização correta de balsas salva vidas e a importância de aconselhamento junto das entidades marítimas.
A primeira sessão decorreu, no passado dia 5, no porto da Póvoa de Varzim, e até ao final do ano vão decorrer mais duas: uma em Peniche e em Portimão. “Em 2016 vai estender-se às restantes comunidades do país”, adiantou Artur Simas Silva.
“Para já, é uma ação para os que estão na faina, mas também devia ser alargado às embarcações de recreio”, acrescentou o capitão.
Artur Simas Silva frisou que uma das componentes do programa passa pela sensibilização da importância do colete salva-vidas, algo que capitão lembra pode fazer a diferença entre a vida e a morte em caso de acidente no mar.
0 Comentários