Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
12° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
9° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 19° C

Laura Viola uma menina do Valado dos Frades que adora dançar ballet

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começou a praticar a dança aos 3 anos, como muitas outras meninas. Com 12 anos, Laura Viola já pisou palcos de Nova Iorque e Paris e sonha ser uma das melhores bailarinas de sempre de ballet clássico e contemporâneo.

Com 12 anos, Laura Matos Viola é um exemplo de disciplina, coração e dedicação à sua maior paixão, a dança, que iniciou aos 3 anos.

O ballet clássico e contemporâneo são os sonhos perseguidos pela jovem valadense que já pisou palcos de Nova Iorque e de Paris, onde, entre várias dezenas de participantes, alcançou o top-12 clássico, tendo sido convidada, juntamente com o colega António Casalinho, a dançar no concurso ‘In Side International Dance Competition’, em Colónia, Alemanha.

A bailarina de Valado dos Frades está longe de ter um dia igual ao de muitas crianças. Começa as suas rotinas às 7:15 e termina por volta das 23 horas. Para não prejudicar os estudos ou o sonho, mudou-se para a escola Afonso Lopes Vieira, em Leiria, (estabelecimento que tem cooperado com a formação artística da Laura e de outros bailarinos da Academia Annarella), e assim ficar mais próxima da Academia Annarella, onde apura o sonho, todos os dias, até às 21 horas. Ao sábado a jornada é longa mas de inteira dedicação à dança, que começa às 9.30h e termina às 20h.

Apesar da azáfama, de dias como gente grande, Laura Viola é aluna disciplinada e de mérito. Faz os trabalhos de casa nos intervalos entre as aulas. Aproveita todos os bocados para estudar. O resultado é extraordinário. Foi aluna de quadro de mérito nos 4º, 5º e 6º ano de escolaridade. Frequenta, atualmente, o 7º ano, onde continua a obter excelentes resultados.

De temperamento fácil, Laura é uma criança muito alegre e brincalhona, que faz amigos com facilidade, e que adora dançar. Mesmo quando chega a casa tarde, já depois de muitas horas de ballet, continua a dançar!

Para o seu sucesso, também a colaboração e ajuda da família têm sido essenciais. Apesar do forte envolvimento e apoio da escola, o investimento nas deslocações regulares ao estrangeiro implicam um esforço adicional de toda a família e a muita “ginástica orçamental”, dizem os pais, que não escondem, no sorriso, o profundo orgulho na Laura.

Como quem corre por gosto não cansa, a realidade dos factos espelham o sucesso da jovem bailarina de Valado dos Frades, que frequentou um curso no AAB (American Academy of Ballet) que decorreu de 28/06 até 02/08/2015, no âmbito de bolsa que lhe foi atribuída, onde teve aulas com professores de mérito mundial, provenientes de escolas como a da Ópera de Paris e do Bolshoi, de Moscovo; e participou no YAGP de Paris, em Outubro, onde obteve 1º lugar em grupos, tendo integrado a coreografia melhor classificada de todo o concurso. Irá continuar a sua formação no Conservatório Internacional da Academia Annarella, em Leiria – na qual lecionam professores com reconhecimento internacional.

Sob a orientação de Annarella Roura Sanchez, uma professora cubana e graduada como bailarina e professora no Ballet Nacional de Cuba, Laura iniciou-se na dança com 3 anos, onde ia 2 vezes por semana, tendo passado a regime intensivo de aprendizagem a partir dos 8 anos.

Com 12 anos, Laura soma vários prémios principais, no respetivo escalão. Aqui fica a longa lista de uma menina feliz:

2012 – 3º lugar solista SIB – Semana Internacional de Bailado;

2013 – 1º Lugar solista clássico e contemporâneo – Leiria Dance Competition III; 1º Lugar solista clássico e contemporâneo – Festival de Dança de Viana; 1º Lugar pas de deux – Festival de Dança de Viana e Leiria Dance Competition III

2014 -1º Lugar solista contemporâneo – Leiria Dance Competition IV; 1º Lugar pas de deux – Leiria Dance Competition IV; Top 12 solistas contemporâneo da Europa – BRUXELAS – Youth American Grand Prix (YAGP); Finalista mundial YAGP na final de Nova Iorque – em solo contemporâneo e grupos;Top 12 Mundial grupos (pas de trois fairy doll) na final mundial do YAGP.

2015 – 1º lugar solista clássico Leiria Dance Competition V; 1º lugar solista contemporâneo Leiria Dance Competition V; 1º Lugar pas de deux – Leiria Dance Competition IV; Top 12 solistas clássico da Europa – PARIS – Youth American Grand Prix (YAGP); Finalista mundial YAGP na final de Nova Iorque – em solos clássico, contemporâneo e grupos; 2º lugar Mundial grupos (Dança do Cáucaso) na final mundial do YAGP de Nova Iorque.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...