Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C

CEERIA vence 1.º Prémio na Categoria de escultura em Concurso no Algarve

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“As cartolas”, um trabalho do Ceeria, venceu o concurso Reabilitar Através da Arte, da APEXA (Associação de Apoio a Pessoa Excecional do Algarve), na categoria de Escultura.

Desde a sua formação, em 1997, que a Oficina do Azulejo do CEERIA tem vindo a participar em diversas iniciativas de artes plásticas, em particular na área da Escultura.

A participação no Concurso Reabilitar Através da Arte da APEXA (Associação de Apoio a Pessoa Excecional do Algarve) é uma, de entre outras entidades, com quem colaboram. Tendo participado com trabalhos coletivos de forma regular, e já alcançaram 3 primeiros lugares a nível nacional, visto ser esta a abrangência do concurso:

Em 2011, o CEERIA venceu o Concurso com o trabalho “Bicicleta”, e em 2013 com Trabalho “Barca da Vida”.

“As Cartolas”

Cada ser humano vê e coloca no externo aquilo que vivenciou. Ao observar o objeto realizado, espelha nele algo da sua história e, assim, a Glória viu um caixão porque o processo de luto é uma realidade da sua história. O Vítor viu uma marioneta porque talvez assim se sinta na vida; o Diogo e a Inês viram objetos religiosos, fruto, certamente, de uma vivência mais religiosa; a Vanessa disse que via uma prenda, talvez porque deseje receber uma; a outra Inês via magia por proximidade real ao objeto onde se visualiza uma cartola; e o João escreve a palavra rodar, será assim que sente a vida à sua volta?

Em todos nós, em algum lugar existe um espaço com uma janela a partir da qual podemos avistar o mundo das cartolas, que rodam numa paisagem azul.

Mãos imaginárias criam a fantasia ao retirarem do seu interior os cristais dos sonhos, amizade, amor e liberdade, transportando e tornando realidade as fantasias.

Esta foi, neste momento, a nossa abordagem a que nos propuseram. Noutro momento de um outro tempo é provável que algo de diferente nos surgisse porque estas coisas da fantasia têm caminhos insondáveis e nem sempre muito explicáveis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...