Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

Obras no molhe sul do Porto de Pesca em janeiro

jl

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As obras de reparação do molhe sul do Porto de Pesca deverão ter início em janeiro do próximo ano. O ex-Secretário de Estado do Mar, Pedro D’Ó Ramos visitou a 19 de novembro o equipamento para se inteirar das obras realizadas no molhe norte, e deixou a garantia do arranque da segunda parte da intervenção no início do próximo ano.

De acordo com o governante, “a obra será adjudicada em breve, devendo o arranque ter lugar em meados de janeiro”.

Avaliada em cerca de 1,6 milhões de euros, a intervenção contemplará a reparação e reperfilamento do talude interior do quebra-mar, e o reforço, na mesma zona, do talude exterior, e do seu pé, com tetrápodes.

A reparação dos molhes norte e sul, cujas estruturas se encontram deterioradas e em acelerado processo de degradação, colocando em causa a livre entrada e saída de embarcações na área portuária e agravando os riscos de segurança para pessoas e bens; a dragagem do Porto e da entrada da barra portuária, onde o processo de assoreamento tem vindo a dificultar o fim do mesmo; a reparação dos cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações, que atualmente, apresentam deficiências para funções para as quais foram projetadas; e a organização do espaço físico terrestre do Porto da Nazaré em que se possam gerar possibilidades de implementação empresarial: de cariz marítimo (junto à área de armazéns); e de cariz turístico (junto à envolvente da atual Marina de Recreio), têm sido, frequentemente, as intervenções solicitadas pela Câmara da Nazaré à tutela do Porto.

As obras no molhe norte, concluídas a 27 de julho, tiveram um investimento na ordem dos 1,2 milhões de euros. A intervenção incidiu na reconstrução de toda a zona destruída pelo temporal de 2013, incluindo a cabeça de rotação e a sua proteção, que será efetuada com um material mais resistente, os tetrápodes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização...

pedralva