“Estórias de Heróis. Quando o mar se enfurece” na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, apresenta, até 10 de janeiro, “Estórias de heróis. Quando o mar se enfurece”, uma exposição em que apresenta, pela primeira vez, material e documentação relacionados com o salvamento marítimo.

A escolha do título partiu da tradição popular nazarena, que assim reconhece “oficial e popularmente a sua ação louvável no salvamento de tantos pescadores, tema particularmente sensível à Nazaré, cujo mar de forte ondulação, a par da inexistência de Porto de Abrigo até aos anos 1980, foi responsável por elevado número de naufrágios ao longo dos anos”, segundo a mesma fonte.

Esta exposição tem como objetivo apresentar, “pela primeira vez, um conjunto de diplomas de condecoração atribuídos pelo Real Instituto de Socorros a Náufragos, fundado pela rainha D. Amélia, assim como medalhas ao pescador José da Rabicha, a par de documentação e objetos associados a Joaquim Bernardo de Sousa Lobo, vulgarmente conhecido por ‘Joaquim da Rita’, primeiro patrão da barca salva-vidas N.S. dos Aflitos”.

Várias fotografias, nomeadamente de uma festa de homenagem a Joaquim da Rita, fazem parte da exposição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Pharol no Coliseu dos Recreios: Uma Sala de Ensaio em 360º

Entrevista com a banda antes do concerto mais importante da sua carreira Os Pharol preparam-se para um dos maiores marcos da sua jornada musical: um concerto no emblemático Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Conhecidos pelas suas versões surpreendentes de clássicos...

pharol2222