Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C

Mútua dos Pescadores defende meios de salvamento em permanência nos Portos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na sequência do trágico acidente ocorrido no dia 6 de outubro, à entrada da barra do porto da Figueira da Foz, com a embarcação “Olívia Ribau”, que vitimou 5 pessoas, a Mútua dos Pescadores defende a dotação dos portos com meios de salvamento e recursos humanos em permanência, que assegurem a resposta imediata em caso de perigo.

Só este ano já se verificaram 776 acidentes de trabalho, dos quais 68 resultaram em incapacidades permanentes e 5 nas citadas mortes. Na mesma atividade, registaram-se 162 acidentes marítimos, dos quais, três implicaram a perda total das embarcações (Elinelson, Arcanzil e Mestre Nelson), e recentemente decorrente de encalhe (Segredos do Mar) e naufrágio (Canope), para além do Olívia Ribau, que no conjunto colocaram em grande risco 38 pessoas, das quais as 5 vítimas mortais.

8 sinistros graves, que envolveram 33 pescadores, 7 dos quais morreram, juntam-se a esta lista negra de tragédias ocorridas, este ano, no mar.

“A situação da sinistralidade laboral na pesca constitui, desde sempre, uma preocupação central desta cooperativa”, diz a Mútua.

A adoção de políticas e investimentos que contemplem um plano nacional de portos, e que preveja a urgente intervenção nos portos, barras, molhes de proteção, canais de acesso e demais infraestruturas, o desassoreamento regular, capacitação financeira dos organismos que se ocupam da segurança marítima e a simplificação da legislação sobre segurança marítima são outras das sugestões da Mútua dos Pescadores para a melhoria das condições de segurança no setor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter