Mútua dos Pescadores defende meios de salvamento em permanência nos Portos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na sequência do trágico acidente ocorrido no dia 6 de outubro, à entrada da barra do porto da Figueira da Foz, com a embarcação “Olívia Ribau”, que vitimou 5 pessoas, a Mútua dos Pescadores defende a dotação dos portos com meios de salvamento e recursos humanos em permanência, que assegurem a resposta imediata em caso de perigo.

Só este ano já se verificaram 776 acidentes de trabalho, dos quais 68 resultaram em incapacidades permanentes e 5 nas citadas mortes. Na mesma atividade, registaram-se 162 acidentes marítimos, dos quais, três implicaram a perda total das embarcações (Elinelson, Arcanzil e Mestre Nelson), e recentemente decorrente de encalhe (Segredos do Mar) e naufrágio (Canope), para além do Olívia Ribau, que no conjunto colocaram em grande risco 38 pessoas, das quais as 5 vítimas mortais.

8 sinistros graves, que envolveram 33 pescadores, 7 dos quais morreram, juntam-se a esta lista negra de tragédias ocorridas, este ano, no mar.

“A situação da sinistralidade laboral na pesca constitui, desde sempre, uma preocupação central desta cooperativa”, diz a Mútua.

A adoção de políticas e investimentos que contemplem um plano nacional de portos, e que preveja a urgente intervenção nos portos, barras, molhes de proteção, canais de acesso e demais infraestruturas, o desassoreamento regular, capacitação financeira dos organismos que se ocupam da segurança marítima e a simplificação da legislação sobre segurança marítima são outras das sugestões da Mútua dos Pescadores para a melhoria das condições de segurança no setor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda