Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C
5° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C

Surfistas brasileiros estão na Nazaré para superar trauma de 2013 e bater record

jl

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começou mais uma temporada de ondas extremas na costa ocidental de Portugal, e a Praia do Norte já faz parte da rota dos big riders mundiais.

Alemão, Burle e Maya vieram do Brasil para enfrentar um novo desafio na praia onde, a 28 de outubro de 2013, a carioca caiu ao fazer uma onda de 20 metros de altura, fraturou o tornozelo direito e quase morreu afogada, não fosse o socorro prestado por Burle, que a resgatou da água já desmaiada.

No mesmo dia, o surfista recebeu o que classifica de “um presente dos céus”: surfou a que pode ter sido a maior onda já registrada, embora sua conquista não tenha sido reconhecida pelo Billabong XXI Global Big Wave Awards de 2014.

Contradizendo a avaliação dos juízes norte-americanos, o professor Miguel Moreira, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, estimou que a onda surfada por Burle tenha atingido entre 32 e 35 metros de altura, batendo o recorde do americano Garrett MacNamara observado em janeiro do mesmo ano (30 metros).

Carlos Burle já fez saber que o seu principal objetivo desta temporada é fazer com que Maya vença o trauma e volte a surfar com confiança.

Carlos Burle deixou claro que pretende treinar com cada vez maior assiduidade na Nazaré. “Surfo no Havaí há 30 anos e em Portugal há dois, apenas. Pela distância menor e pela proximidade histórica entre os dois países, torna-se possível, inclusive, trazer a minha família. A Nazaré está a transformar-se na minha primeira opção”, declarou à Lusa.

Gabriel o Pensador foi, entretanto, mais uma das figuras públicas que, aproveitando a sua presença em Portugal, passou pela Nazaré e surfou com a equipa brasileira ali presente. Nas redes sociais o músico disse que “matou saudades” do mar e do surf, na companhia de amigos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colónias de gatos em crescimento no Porto da Nazaré

Os habitantes da Nazaré estão alarmados com o crescimento das colónias de gatos no Porto da Nazaré, falando em “praga” incentivada pelos apreciadores destes animais que “lhes construem abrigos e os alimentam diariamente.” “A situação tem vindo a piorar, com o...

porto da nazare

Walter Chicharro admite suceder a Pedro Machado na Turismo do Centro

O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, considera que tem reunidas as condições para ser candidato à presidência da entidade regional de turismo, que irá a eleições em meados do próximo ano. O socialista diz que tem vindo a recolher apoios...

wc