Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
Garrett McNamara

“Na Nazaré sinto-me em família e em casa”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Surfou em 2011, na praia do Norte, na Nazaré, a maior onda de sempre que alguém dominou (24 metros) e o seu nome consta do livro de recordes do Guiness. Garrett McNamara está na Nazaré há cinco anos no âmbito de um projeto municipal com o objetivo de promover a vila internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes.

O objetivo já foi atingido e os nazarenos estão-lhe agradecidos pela popularidade que deu à terra. A sua maneira de ser também cativou a população e o carinho que tem recebido já foi retribuído pelas inúmeras manifestações de apreço pela Nazaré. Foi também ali que se casou em 2012, com Nicole.

Todos os anos o casal é recebido na vila com grande entusiasmo. O JORNAL DAS CALDAS e o REGIÃO DA NAZARÉ acompanharam-no durante uma refeição no seu local de eleição – o restaurante A Celeste, na avenida marginal da Nazaré – onde a conversa à volta da mesa revelou um Mcnamara feliz.

“A vila é maravilhosa, as pessoas são tão simpáticas, é como estar em família, uma grande família”, começou por dizer o surfista das ondas gigantes, reconhecendo que apesar de “gostar de todo o Portugal, onde a receção é a mesma, estar na Nazaré é como estar em casa”.

Cinco anos consecutivos em Portugal levam-no a perceber a língua, mas prefere ainda conversar em inglês, porque em português ainda só fala “mais ou menos, um pouco mais cada ano”.

Outubro é o mês em que prefere vir para a Nazaré. “Não está muito frio e as ondas são as melhores. E ainda há muita gente, mas não uma multidão”, afirmou.

Este ano, Garrett, de 48 anos, Nicole, de 32 anos, e o filho de ambos, Barrel, de 13 meses, vão estar em Portugal até 24 de novembro. Em breve terão a companhia de Titus, um dos três filhos do primeiro casamento do surfista.

O que espera desta temporada? “Trabalho sem expectativas. O que vier fico feliz, temos de esperar para ver o que a mãe-natureza nos dá, mas são sempre grandes ondas na Nazaré”, respondeu.

Sem procurar desmesuradamente a maior onda de sempre, Garrett aproveita para desfrutar daquilo que já atingiu e que tem atraído outros surfistas à Praia do Norte.

“Tenho uma boa carreira, mas desde que bati o recorde da maior onda tenho mais oportunidades e posso escolher trabalhar com empresas que apoiem os projetos que queremos fazer, como levar miúdos a surfar, trabalhar com crianças desfavorecidas e outros. E não o fazemos por dinheiro”, referiu.

“Quando não estou a treinar gosto de observar as ondas, é o meu passatempo favorito”, contou. E descreveu “Gosto de acordar e ir correr, fazer ioga, treinar, mas acabo por andar em reuniões, dar entrevistas, mais do que o que preciso fazer”.

“Uma espécie de vida de conto de fadas”

Deixando para segundo plano a conversa sobre as ondas, que é o mais habitual quando se entrevista Garrett McNamara, o surfista deu a conhecer o seu lado mais intimista. À volta da mesa, e com uma refeição a ser servida, o assunto passou a ser a comida.

“No primeiro ano comemos muito camarão, no segundo muitas ameijoas, no terceiro comida vegetariana e lula no ano passado. Este ano tem sido uma variedade, muito arroz e feijão, e em todos os anos muito robalo”, relatou, confessando adorar a gastronomia portuguesa, não esquecendo a doçaria e o vinho.

O tema muda para as localidades da região que Garrett conhece. Ficamos a saber que para além da Nazaré gosta de ir a Peniche, onde já surfou na Papoa mas ainda não o fez em Supertubos, onde também planeia ir ver a prova do circuito mundial de surf. Em Óbidos, “ficámos no castelo, na cama dos reis”. Tiari, a filha de seis anos, “adorou”. “Demos a volta às muralhas a meio da noite”, recordou Garrett, que tem ainda uma boa impressão do hotel Rio do Prado.

Nas Caldas da Rainha “fomos a um restaurante italiano muito agradável”, revelou Nicole. “Gostamos de ir lá no Natal ver as árvores iluminadas e comer castanhas”, acrescentou.

O casal recebe amigos por todo o mundo e dá-lhes a conhecer Portugal e Nazaré. “Todos os que vêm ficam agradavelmente surpreendidos”, garantiu o surfista, que admitiu que ele próprio, que já percorreu uma boa parte do país, “continuo-me a surpreender”.

Garrett acha que a Nazaré está a crescer. “No inverno tem de certeza mais gente”, apontou, elogiando alguns melhoramentos que a Câmara está fazer, nomeadamente o acesso à Praia do Norte. Em novembro tenciona organizar uma grande limpeza da praia da Nazaré.

Na Nazaré, para além do restaurante A Celeste, gosta de ir ao restaurante Marina-Bar e de nadar na piscina quente com o filho no Miramar Hotel & SPA. “O meu filho inspira-me e ele já faz surf. Se quiser ser big rider como eu será, mas deixamo-lo fazer o que quiser”, confidenciou. Barrel nasceu no Havai mas “foi feito na Nazaré”. “Gostávamos que tivesse nascido em Portugal mas não havia médicos que fossem a casa fazer o parto, e lá tivemo-lo em casa, sem “aliens”, manifestou.

Antes de regressarem à América para celebrarem o natal, Garrett e Nicola ainda vão festejar o aniversário de casamento na Nazaré, a 22 de novembro.

“Nicole é a melhor parceira. Temos uma espécie de vida de conto de fadas. Os meus sonhos concretizaram-se”, declarou o surfista.

“O mar é a minha igreja, o meu jardim, o meu escritório”

Garrett não é só adepto de surf e das ondas gigantes. É também um apaixonado por stand up paddle (remo em pé em cima da prancha). “Podemos fazer quando não há ondas, vemos tudo, é uma vista diferente”, sublinhou.

“O mar é a minha igreja, o meu jardim, o meu escritório”, vincou.

E como vive Nicole com as ameaças das ondas? “Quando o Garrett está a surfar não tenho receio, porque habitualmente estou em contato com ele com o walkie-talkie. Desde que ele me oiça não tenho receio”, assegurou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter