Nova Imagem da Avenida Marginal fica pronta em dezembro

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Requalificação da Marginal da Nazaré, que começou no início da semana, deverá ficar concluída antes do dia 15 de dezembro. A data do arranque da empreitada resulta do entendimento entre os comerciantes (instalados na Marginal, Praça Sousa Oliveira e Avª. Mouzinho de Albuquerque) e a Câmara Municipal, que estiveram reunidos, para falar desta importante intervenção urbana.

“Era intenção da Câmara dar início à obra no dia 27 de setembro, mas atendendo ao solicitado pelos comerciantes, optámos pelo dia 5 de outubro”, informou o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, acrescentando que “foi lançado o desafio à empresa adjudicatária para que conclua a intervenção no dia 1 de dezembro”.

Projetada pelo arquiteto Álvaro Manso, a modernização desta avenida manterá o diálogo com as “tradições seculares, de vivências multifacetadas da praia da Nazaré, indissociáveis da Marginal”.

Este programa ambicioso de renovação urbana e ambiental, que visa dar qualidade funcional e estética a um espaço nobre da vila, teve início com a colocação de novo mobiliário urbano e abrigos de transportes públicos; arranjo dos candeeiros ao longo da marginal e substituição das luminárias que estavam avariadas, antes do início da época balnear 2015. A continuação da obra arranca neste início de Outono.

“A requalificação dos pavimentos envelhecidos e, futuramente do tecido urbano, de modo a reabilitá-lo de forma integral, bem como as intervenções no centro cultural e galeria do peixe seco, vão fazer pontes para o futuro e deixar uma marca de qualidade”, lê-se no projeto de intervenção que irá ter início naquela avenida, tanto a Câmara Municipal como o projetista pretendem que seja um exemplo “de como rejuvenescer a Nazaré e de como iniciar uma transição para um conjunto de obras que se querem efetuar”.

“As obras serão uma oportunidade para os nazarenos olharem de novo para a vila, e descobrirem a verdadeira dimensão da sua beleza e valor patrimonial, tantas vezes maltratado”, refere, ainda, Álvaro Manso, arquiteto que assina esta modernização da Marginal.

Adjudicada à empresa Manuel Pedro de Sousa e Filhos por 97.817,66 € (noventa e sete mil, oitocentos e dezassete euros e sessenta e seis cêntimos), com um prazo de execução de 75 dias (setenta e cinco), a empreitada contempla: a remoção do piso atual (em betão) e sua substituição por um de calçada em granito; a instalação de sarjetas de passeio e sumidouros para uma boa drenagem das águas pluviais; o nivelamento das passadeiras aos passeios para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida; a remarcação dos lugares de estacionamento com cores destacadas; e o arranjo das depressões existentes nos passeios para peões são as intervenções previstas nesta empreitada de Requalificação da Marginal da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda