Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
8° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C
7° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C

Nova Imagem da Avenida Marginal fica pronta em dezembro

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Requalificação da Marginal da Nazaré, que começou no início da semana, deverá ficar concluída antes do dia 15 de dezembro. A data do arranque da empreitada resulta do entendimento entre os comerciantes (instalados na Marginal, Praça Sousa Oliveira e Avª. Mouzinho de Albuquerque) e a Câmara Municipal, que estiveram reunidos, para falar desta importante intervenção urbana.

“Era intenção da Câmara dar início à obra no dia 27 de setembro, mas atendendo ao solicitado pelos comerciantes, optámos pelo dia 5 de outubro”, informou o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, acrescentando que “foi lançado o desafio à empresa adjudicatária para que conclua a intervenção no dia 1 de dezembro”.

Projetada pelo arquiteto Álvaro Manso, a modernização desta avenida manterá o diálogo com as “tradições seculares, de vivências multifacetadas da praia da Nazaré, indissociáveis da Marginal”.

Este programa ambicioso de renovação urbana e ambiental, que visa dar qualidade funcional e estética a um espaço nobre da vila, teve início com a colocação de novo mobiliário urbano e abrigos de transportes públicos; arranjo dos candeeiros ao longo da marginal e substituição das luminárias que estavam avariadas, antes do início da época balnear 2015. A continuação da obra arranca neste início de Outono.

“A requalificação dos pavimentos envelhecidos e, futuramente do tecido urbano, de modo a reabilitá-lo de forma integral, bem como as intervenções no centro cultural e galeria do peixe seco, vão fazer pontes para o futuro e deixar uma marca de qualidade”, lê-se no projeto de intervenção que irá ter início naquela avenida, tanto a Câmara Municipal como o projetista pretendem que seja um exemplo “de como rejuvenescer a Nazaré e de como iniciar uma transição para um conjunto de obras que se querem efetuar”.

“As obras serão uma oportunidade para os nazarenos olharem de novo para a vila, e descobrirem a verdadeira dimensão da sua beleza e valor patrimonial, tantas vezes maltratado”, refere, ainda, Álvaro Manso, arquiteto que assina esta modernização da Marginal.

Adjudicada à empresa Manuel Pedro de Sousa e Filhos por 97.817,66 € (noventa e sete mil, oitocentos e dezassete euros e sessenta e seis cêntimos), com um prazo de execução de 75 dias (setenta e cinco), a empreitada contempla: a remoção do piso atual (em betão) e sua substituição por um de calçada em granito; a instalação de sarjetas de passeio e sumidouros para uma boa drenagem das águas pluviais; o nivelamento das passadeiras aos passeios para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida; a remarcação dos lugares de estacionamento com cores destacadas; e o arranjo das depressões existentes nos passeios para peões são as intervenções previstas nesta empreitada de Requalificação da Marginal da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Expectativas de futuro e escolha vocacional de estudantes

Município e Associação Inspirar o Futuro juntam-se para orientar alunos do 9º e secundário no rumo mais acertado para o futuro A Associação Juvenil Inspirar o Futuro esteve, no passado dia 6, na Escola C+S Amadeu Gaudêncio para uma de várias sessões previstas...

expectativas de futuro