“Era intenção da Câmara dar início à obra no dia 27 de setembro, mas atendendo ao solicitado pelos comerciantes, optámos pelo dia 5 de outubro”, informou o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, acrescentando que “foi lançado o desafio à empresa adjudicatária para que conclua a intervenção no dia 1 de dezembro”.
Projetada pelo arquiteto Álvaro Manso, a modernização desta avenida manterá o diálogo com as “tradições seculares, de vivências multifacetadas da praia da Nazaré, indissociáveis da Marginal”.
Este programa ambicioso de renovação urbana e ambiental, que visa dar qualidade funcional e estética a um espaço nobre da vila, teve início com a colocação de novo mobiliário urbano e abrigos de transportes públicos; arranjo dos candeeiros ao longo da marginal e substituição das luminárias que estavam avariadas, antes do início da época balnear 2015. A continuação da obra arranca neste início de Outono.
“A requalificação dos pavimentos envelhecidos e, futuramente do tecido urbano, de modo a reabilitá-lo de forma integral, bem como as intervenções no centro cultural e galeria do peixe seco, vão fazer pontes para o futuro e deixar uma marca de qualidade”, lê-se no projeto de intervenção que irá ter início naquela avenida, tanto a Câmara Municipal como o projetista pretendem que seja um exemplo “de como rejuvenescer a Nazaré e de como iniciar uma transição para um conjunto de obras que se querem efetuar”.
“As obras serão uma oportunidade para os nazarenos olharem de novo para a vila, e descobrirem a verdadeira dimensão da sua beleza e valor patrimonial, tantas vezes maltratado”, refere, ainda, Álvaro Manso, arquiteto que assina esta modernização da Marginal.
Adjudicada à empresa Manuel Pedro de Sousa e Filhos por 97.817,66 € (noventa e sete mil, oitocentos e dezassete euros e sessenta e seis cêntimos), com um prazo de execução de 75 dias (setenta e cinco), a empreitada contempla: a remoção do piso atual (em betão) e sua substituição por um de calçada em granito; a instalação de sarjetas de passeio e sumidouros para uma boa drenagem das águas pluviais; o nivelamento das passadeiras aos passeios para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida; a remarcação dos lugares de estacionamento com cores destacadas; e o arranjo das depressões existentes nos passeios para peões são as intervenções previstas nesta empreitada de Requalificação da Marginal da Nazaré.
0 Comentários