Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 17° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C
9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C

Quase duas toneladas de cocaína apreendidas ao largo de Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), em estreita articulação com o Cuerpo Nacional de Polícia, de Espanha, desenvolveu uma investigação que culminou com a localização e interceção de uma embarcação pesqueira de pavilhão português, que transportava uma grande quantidade de cocaína para uma organização criminosa galega.

O barco foi apresado em Peniche no dia 20 de agosto, mas só há duas semanas é que a PJ divulgou pormenores da operação.

A localização e abordagem do referido pesqueiro foram feitas com o apoio da Força Aérea e da Marinha, tendo sido apreendidos no seu interior cerca de 1,9 toneladas de cocaína e detidos os cinco tripulantes, quatro nacionais e um estrangeiro.

A tripulação que ia na embarcação “Onda Nazarena” não era a habitual. Geralmente quem seguia no barco, para além do mestre, de 48 anos, era o seu filho e mais um pescador. Na ocasião o filho do mestre estava ausente, alegadamente por doença. A bordo encontravam-se outros três pescadores residentes em Atalaia e Ribamar, na Lourinhã, e um espanhol.

Após a interceção a norte dos Farilhões, ao largo de Peniche, a menos de vinte milhas da costa, a chegada ao porto de Peniche ao princípio da manhã, acompanhada por botes semirrígidos da Marinha, chamou a atenção pelo aparato que se seguiu, com os elementos da UNCTE da Polícia Judiciária a revistarem a embarcação de uma ponta a outra, até retirarem a droga do interior.

O barco, com 10,36 metros de comprimento, foi construído em 2005 e estava matriculado na Figueira da Foz. Por ser uma embarcação de pesca costeira podia operar em qualquer porto do país. Usava covos para apanhar várias espécies de peixe. O mestre era o proprietário, em conjunto com outro sócio, que desconheceria o carregamento que estava a ser transportado.

Na sequência desta intervenção da PJ, as autoridades espanholas desenvolveram uma operação policial na Galiza, Astúrias e Madrid, tendo detido dez elementos pertencentes à organização criminosa.

No âmbito desta operação foram efetuadas onze buscas domiciliárias e apreendidos o pesqueiro que transportava a cocaína, uma lancha rápida, cerca de setenta mil euros em dinheiro, cinquenta cartuchos 9mm e vários equipamentos de telecomunicações.

De acordo com a PJ, a investigação permitiu desarticular “uma das mais importantes organizações criminosas galegas, a qual possuía estreitas ligações a organizações colombianas que se dedicam à introdução de elevadíssimas quantidades de cocaína na Península Ibérica com o objetivo de abastecer os mercados clandestinos da Europa”.

Os quinze detidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 75 anos, foram presentes às autoridades judiciárias competentes, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva a doze e os três restantes sujeitos termo de identidade e residência.

No âmbito do combate a este tipo de criminalidade transnacional, a PJ revelou que apreendeu nos últimos três meses mais de cinco toneladas de cocaína e quatro embarcações e deteve vinte e sete suspeitos, o que “constitui um relevante contributo no contexto do combate global ao tráfico internacional de estupefacientes”, havendo, para além do “Onda Nazarena”, mais dois casos relacionados com a região Oeste.

No dia 16 de agosto, a PJ, através da UNCTE, em colaboração com a Marinha e Força Aérea, procedeu à identificação e detenção de sete homens e à apreensão de 1409 quilos de cocaína, ocultadas no interior de um compartimento fechado, existente numa embarcação pesqueira matriculada na capitania de Peniche, com cerca de 33 metros de comprimento e oito metros de largura, que foi também apreendida quando se encontrava no porto de Caniçal, na Madeira. Foi ainda apreendido diverso material de comunicações, informático e dinheiro, que serviram os propósitos da ação ilícita, refere a PJ.

O produto estupefaciente foi transportado pelos detidos via marítima a bordo de outra embarcação desde a Colômbia até a uma zona a cerca de 200 milhas náuticas da Madeira, local onde foi efetuada a abordagem da traineira “Miguel Santos”, com destino ao mercado europeu.

Esta operação contou ainda, no plano da cooperação internacional, com a colaboração do Servicio de Vigilância Aduanera de Espanha (SVA) e com o Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), uma plataforma internacional de combate ao narcotráfico sedeada em Portugal.

Os detidos, cinco portugueses e dois estrangeiros, com idades compreendidas entre os 27 e os 79 anos, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva no estabelecimento prisional do Funchal.

Entretanto, no dia 17 de agosto foram apreendidos 327 quilos de cocaína que se encontravam a bordo de um veleiro intercetado em águas internacionais, próximo do arquipélago dos Açores.

A operação, desencadeada pela PJ, através do Departamento de Investigação Criminal do Funchal, em colaboração com a UNCTE, o Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, o Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e com a participação da Marinha e Força Aérea, decorreu no âmbito de um inquérito em investigação pela PJ. Foram efetuadas várias buscas domiciliárias nas zonas de Aveiro e Nazaré, tendo sido detidas cinco pessoas.

Os detidos foram presentes às autoridades Judiciárias, que decretaram para todos a medida de coação de prisão preventiva.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao