A cerimónia de tomada de posse do novo Capitão do Porto da Nazaré e a entrega do comando local da Polícia Marítima realizou-se esta quarta-feira, 9 de setembro, no Forte de S. Miguel Arcanjo.
Gomes Agostinho falou em “estimulantes funções públicas que assumo com grande sentido de responsabilidade”, disponibilizando-se para dar continuidade a um trabalho próximo das entidades institucionais locais.
“O dia de hoje reveste-se de enorme orgulho e alegria” disse, ainda, sobre as suas novas funções, na Nazaré, uma terra que é “um museu vivo de manifestações do passado e com futuro”.
“A Nazaré é um bilhete de identidade de Portugal no mundo”, disse o responsável pela Capitania, referindo-se, em seguida, à forte ligação desta vila ao mar, desde a sua formação, e “da janela de oportunidades” que se abriu ao mundo e ao desenvolvimento de diversas atividades ligadas ao mar, sobretudo após a projeção internacional da diversidade deste mar, nomeadamente para a prática de desportos de mar, e em particular para o surf de ondas grandes, com o qual entrou, em 2011, para o Guiness Book, com a maior onda do mundo surfada.
Entre as suas várias funções, às quais “dedicarei todas as minhas capacidades”, a salvaguarda deste enorme espaço marítimo, em particular de agentes poluentes e atividades ilícitas, foram realçadas por Gomes Agostinho relativamente à sua atuação.
Gomes Agostinho é capitão-tenente e passa a superintender a área que vai desde Salir do Porto, nas Caldas da Rainha, a Pedrógão, em Leiria.
0 Comentários