Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C

Oposição critica cancelamento das viagens turísticas a Coz

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Circuito foi cancelado por decisão da Junta de Freguesia de Coz, Alpedriz e Montes

Os quatro vereadores da Câmara Municipal de Alcobaça, José Canha, Eugénia Rodrigues, Carlos Bonifácio e Vanda Marques criticaram, em conjunto, o cancelamento do projeto do circuito Turístico ao Convento de Coz assim como a abertura do Monumento à visita de turistas.

“Ficámos surpreendidos com o anúncio público do seu cancelamento sem qualquer explicação”, diz a oposição, para quem “não se pode, por um lado, estar permanentemente a falar do turismo como âncora de desenvolvimento e depois dar exemplos destes”.

Num comunicado conjunto, referem que quando viabilizaram a proposta do circuito, chamaram a atenção para a necessidade do projeto ser devidamente acompanhado quanto à sua sustentabilidade.

O recente anúncio e apresentação pelo Presidente da Câmara de alegado projecto para a envolvente do Convento de Coz e uma suposta candidatura do monumento a Património da Humanidade, “mais não foi, do que uma tentativa para desviar as atenções perante o fracasso do mencionado circuito e da sua política”, referem os vereadores.

“É inaceitável que se apresente um projeto que nunca mereceu qualquer análise ou discussão em reunião de Câmara, algo que consideramos uma falta de respeito e de transparência”, acrescenta a oposição.

No documento conjunto, os quatro vereadores referem que a mesma situação já tinha sucedido com a apresentação do Projeto Estratégico para Alcobaça.

Para os vereadores da oposição, Paulo Inácio tem dificuldade em “conviver com pessoas que pensam de forma diferente e ainda não percebeu que trabalha sem maioria e que quem viabiliza as propostas é a oposição”.

Apesar das críticas à atuação de Paulo Inácio, e da maioria PSD, os quatro vereadores na oposição “reafirmam a intenção de continuar a dar o seu contributo ativo no interesse do Concelho de Alcobaça.

Paulo Inácio classifica de “ridículas” as reações da oposição sobre este caso, recordando que foi a Junta de Freguesia que solicitou o apoio da Câmara para se criar um Circuito de visitas turísticas ao Convento de Coz, o qual “terminaria no final de 2014”.

“A Junta de Freguesia de Coz, Alpedriz e Montes informou a Câmara que não queria prolongar o circuito, e que optava por uma pausa”, numa altura em que decorrem as demolições na envolvente ao Convento de Cós, onde serão efetuados melhoramento na imagem do centro histórico local.

“São pessoas que deveriam estar informadas”, diz o autarca, lamentando as críticas da oposição à decisão da Junta de Freguesia, sobre o cancelamento do Circuito.

Quanto à requalificação do Convento de Coz, Paulo Inácio recorda que a Câmara tem efetuado, nos últimos anos, várias aquisições patrimoniais e “achámos importante explicar o que andamos a fazer, assim como os esforços do Município junto da Direção Geral do Património Cultural para que as verbas adstritas ao Património da Humanidade incluíssem também ao Convento de Coz”.

Os senhores vereadores ficam preocupados e com o sentimento que ficam para trás. O problema é deles”, remata Paulo Inácio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias