Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

O XIV Mercado Medieval de Óbidos aposta na animação de rua

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O XIV Mercado Medieval de Óbidos que iniciou no dia 16 de julho, aposta nesta edição em mais animação de rua com figurantes, atuações e "video mapping". Nos doze dias nos quais se aguarda, a afluência de milhares de pessoas no castelo de Óbidos há ainda que contar com atrações que vão desde a falcoaria, dança, mercadores, combates entre cavaleiros, mostra de armas, espetáculos com fogo e gastronomia da época.

O Mercado Medieval de Óbidos termina a 2 de agosto, entre quinta-feira e domingo. Esta edição tem por tema “Óbidos Casa de Rainhas”, lembrando que foi sob a administração e cuidado das rainhas que esta terra conheceu os seus tempos áureos na época medieval. “Quisemos fazer jus às rainhas que passaram por aqui”, disse, o presidente da Câmara de Óbidos que com este tema quis dar a conhecer, nomeadamente aos visitantes que esta foi a “terra das rainhas”. “Há necessidade dessa afirmação porque temos hoje um mercado emissor, que é o do Brasil que são muito ciosos da história”, apontou, Humberto Marques.

A animação é o grande foco desta edição do Mercado Medieval de Óbidos. “Nós praticamente duplicamos o grupo da animação, com cerca de 76 grupos portugueses e estrangeiros que percorrem a Europa”, disse, o autarca, acrescentando que “a animação será também reforçada pelas associações locais que participam no evento”.

O objetivo é trazer alegria e festa ao mercado medieval, mas a época negra também é refletida com os combates e a doença com o objetivo de levar as pessoas a experimentar esse lado mais negro.

No verão há mais mercados medievais a decorrem no país, mas o que diferencia o de Óbidos é o “espírito de interação das pessoas”. “As pessoas fazem parte do cenário, coisa que não acontece muito nos outros mercados medievais”, disse, o presidente da autarquia revelando que o número de pessoas vestidas com o traje medieval é essa a grande diferença em relação a outros pontos mercados.

Sob o tema “À conquista do Castelo de Óbidos”, o espírito das lutas e glórias dos antepassados sobe às muralhas do burgo com um espetáculo de “video mapping”, luz e som. A História é contada em três sessões diárias, com duração de sete minutos cada, marcadas para as 22h, 23h e 24h.

As portas estão abertas de quinta a domingo. A entrada é gratuita para menores de 11 anos (inclusive). O bilhete normal custa 6€ (4€ para trajados à época). Mais informações disponíveis em www.mercadomedievalobidos.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Trabalhadores dos rebocadores costeiros veem as suas pensões repostas

Trabalhadores dos navios rebocadores costeiros viram as suas pensões suspensas durante cerca de dois anos devido a uma reinterpretação da Lei. Para além da suspensão, o Centro Nacional de Pensões impunha a reposição das pensões auferidas nos dois últimos anos....

rebocador 1

Começou a temporada de ondas gigantes na Praia do Norte

O passado dia 7 de novembro de 2022 marcou, definitivamente, o arranque da época de ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré. O canhão recebeu naquele dia a primeira ondulação de respeito da temporada, e surfistas de ondas grandes, vindos de várias partes do...

ondas

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias