Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C

O XIV Mercado Medieval de Óbidos aposta na animação de rua

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O XIV Mercado Medieval de Óbidos que iniciou no dia 16 de julho, aposta nesta edição em mais animação de rua com figurantes, atuações e "video mapping". Nos doze dias nos quais se aguarda, a afluência de milhares de pessoas no castelo de Óbidos há ainda que contar com atrações que vão desde a falcoaria, dança, mercadores, combates entre cavaleiros, mostra de armas, espetáculos com fogo e gastronomia da época.

O Mercado Medieval de Óbidos termina a 2 de agosto, entre quinta-feira e domingo. Esta edição tem por tema “Óbidos Casa de Rainhas”, lembrando que foi sob a administração e cuidado das rainhas que esta terra conheceu os seus tempos áureos na época medieval. “Quisemos fazer jus às rainhas que passaram por aqui”, disse, o presidente da Câmara de Óbidos que com este tema quis dar a conhecer, nomeadamente aos visitantes que esta foi a “terra das rainhas”. “Há necessidade dessa afirmação porque temos hoje um mercado emissor, que é o do Brasil que são muito ciosos da história”, apontou, Humberto Marques.

A animação é o grande foco desta edição do Mercado Medieval de Óbidos. “Nós praticamente duplicamos o grupo da animação, com cerca de 76 grupos portugueses e estrangeiros que percorrem a Europa”, disse, o autarca, acrescentando que “a animação será também reforçada pelas associações locais que participam no evento”.

O objetivo é trazer alegria e festa ao mercado medieval, mas a época negra também é refletida com os combates e a doença com o objetivo de levar as pessoas a experimentar esse lado mais negro.

No verão há mais mercados medievais a decorrem no país, mas o que diferencia o de Óbidos é o “espírito de interação das pessoas”. “As pessoas fazem parte do cenário, coisa que não acontece muito nos outros mercados medievais”, disse, o presidente da autarquia revelando que o número de pessoas vestidas com o traje medieval é essa a grande diferença em relação a outros pontos mercados.

Sob o tema “À conquista do Castelo de Óbidos”, o espírito das lutas e glórias dos antepassados sobe às muralhas do burgo com um espetáculo de “video mapping”, luz e som. A História é contada em três sessões diárias, com duração de sete minutos cada, marcadas para as 22h, 23h e 24h.

As portas estão abertas de quinta a domingo. A entrada é gratuita para menores de 11 anos (inclusive). O bilhete normal custa 6€ (4€ para trajados à época). Mais informações disponíveis em www.mercadomedievalobidos.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao