Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

O XIV Mercado Medieval de Óbidos aposta na animação de rua

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O XIV Mercado Medieval de Óbidos que iniciou no dia 16 de julho, aposta nesta edição em mais animação de rua com figurantes, atuações e "video mapping". Nos doze dias nos quais se aguarda, a afluência de milhares de pessoas no castelo de Óbidos há ainda que contar com atrações que vão desde a falcoaria, dança, mercadores, combates entre cavaleiros, mostra de armas, espetáculos com fogo e gastronomia da época.

O Mercado Medieval de Óbidos termina a 2 de agosto, entre quinta-feira e domingo. Esta edição tem por tema “Óbidos Casa de Rainhas”, lembrando que foi sob a administração e cuidado das rainhas que esta terra conheceu os seus tempos áureos na época medieval. “Quisemos fazer jus às rainhas que passaram por aqui”, disse, o presidente da Câmara de Óbidos que com este tema quis dar a conhecer, nomeadamente aos visitantes que esta foi a “terra das rainhas”. “Há necessidade dessa afirmação porque temos hoje um mercado emissor, que é o do Brasil que são muito ciosos da história”, apontou, Humberto Marques.

A animação é o grande foco desta edição do Mercado Medieval de Óbidos. “Nós praticamente duplicamos o grupo da animação, com cerca de 76 grupos portugueses e estrangeiros que percorrem a Europa”, disse, o autarca, acrescentando que “a animação será também reforçada pelas associações locais que participam no evento”.

O objetivo é trazer alegria e festa ao mercado medieval, mas a época negra também é refletida com os combates e a doença com o objetivo de levar as pessoas a experimentar esse lado mais negro.

No verão há mais mercados medievais a decorrem no país, mas o que diferencia o de Óbidos é o “espírito de interação das pessoas”. “As pessoas fazem parte do cenário, coisa que não acontece muito nos outros mercados medievais”, disse, o presidente da autarquia revelando que o número de pessoas vestidas com o traje medieval é essa a grande diferença em relação a outros pontos mercados.

Sob o tema “À conquista do Castelo de Óbidos”, o espírito das lutas e glórias dos antepassados sobe às muralhas do burgo com um espetáculo de “video mapping”, luz e som. A História é contada em três sessões diárias, com duração de sete minutos cada, marcadas para as 22h, 23h e 24h.

As portas estão abertas de quinta a domingo. A entrada é gratuita para menores de 11 anos (inclusive). O bilhete normal custa 6€ (4€ para trajados à época). Mais informações disponíveis em www.mercadomedievalobidos.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter