O XIV Mercado Medieval de Óbidos aposta na animação de rua

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O XIV Mercado Medieval de Óbidos que iniciou no dia 16 de julho, aposta nesta edição em mais animação de rua com figurantes, atuações e "video mapping". Nos doze dias nos quais se aguarda, a afluência de milhares de pessoas no castelo de Óbidos há ainda que contar com atrações que vão desde a falcoaria, dança, mercadores, combates entre cavaleiros, mostra de armas, espetáculos com fogo e gastronomia da época.

O Mercado Medieval de Óbidos termina a 2 de agosto, entre quinta-feira e domingo. Esta edição tem por tema “Óbidos Casa de Rainhas”, lembrando que foi sob a administração e cuidado das rainhas que esta terra conheceu os seus tempos áureos na época medieval. “Quisemos fazer jus às rainhas que passaram por aqui”, disse, o presidente da Câmara de Óbidos que com este tema quis dar a conhecer, nomeadamente aos visitantes que esta foi a “terra das rainhas”. “Há necessidade dessa afirmação porque temos hoje um mercado emissor, que é o do Brasil que são muito ciosos da história”, apontou, Humberto Marques.

A animação é o grande foco desta edição do Mercado Medieval de Óbidos. “Nós praticamente duplicamos o grupo da animação, com cerca de 76 grupos portugueses e estrangeiros que percorrem a Europa”, disse, o autarca, acrescentando que “a animação será também reforçada pelas associações locais que participam no evento”.

O objetivo é trazer alegria e festa ao mercado medieval, mas a época negra também é refletida com os combates e a doença com o objetivo de levar as pessoas a experimentar esse lado mais negro.

No verão há mais mercados medievais a decorrem no país, mas o que diferencia o de Óbidos é o “espírito de interação das pessoas”. “As pessoas fazem parte do cenário, coisa que não acontece muito nos outros mercados medievais”, disse, o presidente da autarquia revelando que o número de pessoas vestidas com o traje medieval é essa a grande diferença em relação a outros pontos mercados.

Sob o tema “À conquista do Castelo de Óbidos”, o espírito das lutas e glórias dos antepassados sobe às muralhas do burgo com um espetáculo de “video mapping”, luz e som. A História é contada em três sessões diárias, com duração de sete minutos cada, marcadas para as 22h, 23h e 24h.

As portas estão abertas de quinta a domingo. A entrada é gratuita para menores de 11 anos (inclusive). O bilhete normal custa 6€ (4€ para trajados à época). Mais informações disponíveis em www.mercadomedievalobidos.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda