Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 17° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C
12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C

O XIV Mercado Medieval de Óbidos aposta na animação de rua

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O XIV Mercado Medieval de Óbidos que iniciou no dia 16 de julho, aposta nesta edição em mais animação de rua com figurantes, atuações e "video mapping". Nos doze dias nos quais se aguarda, a afluência de milhares de pessoas no castelo de Óbidos há ainda que contar com atrações que vão desde a falcoaria, dança, mercadores, combates entre cavaleiros, mostra de armas, espetáculos com fogo e gastronomia da época.

O Mercado Medieval de Óbidos termina a 2 de agosto, entre quinta-feira e domingo. Esta edição tem por tema “Óbidos Casa de Rainhas”, lembrando que foi sob a administração e cuidado das rainhas que esta terra conheceu os seus tempos áureos na época medieval. “Quisemos fazer jus às rainhas que passaram por aqui”, disse, o presidente da Câmara de Óbidos que com este tema quis dar a conhecer, nomeadamente aos visitantes que esta foi a “terra das rainhas”. “Há necessidade dessa afirmação porque temos hoje um mercado emissor, que é o do Brasil que são muito ciosos da história”, apontou, Humberto Marques.

A animação é o grande foco desta edição do Mercado Medieval de Óbidos. “Nós praticamente duplicamos o grupo da animação, com cerca de 76 grupos portugueses e estrangeiros que percorrem a Europa”, disse, o autarca, acrescentando que “a animação será também reforçada pelas associações locais que participam no evento”.

O objetivo é trazer alegria e festa ao mercado medieval, mas a época negra também é refletida com os combates e a doença com o objetivo de levar as pessoas a experimentar esse lado mais negro.

No verão há mais mercados medievais a decorrem no país, mas o que diferencia o de Óbidos é o “espírito de interação das pessoas”. “As pessoas fazem parte do cenário, coisa que não acontece muito nos outros mercados medievais”, disse, o presidente da autarquia revelando que o número de pessoas vestidas com o traje medieval é essa a grande diferença em relação a outros pontos mercados.

Sob o tema “À conquista do Castelo de Óbidos”, o espírito das lutas e glórias dos antepassados sobe às muralhas do burgo com um espetáculo de “video mapping”, luz e som. A História é contada em três sessões diárias, com duração de sete minutos cada, marcadas para as 22h, 23h e 24h.

As portas estão abertas de quinta a domingo. A entrada é gratuita para menores de 11 anos (inclusive). O bilhete normal custa 6€ (4€ para trajados à época). Mais informações disponíveis em www.mercadomedievalobidos.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Salvador Formiga é o terceiro da lista do PS por Leiria

O antigo presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, vai voltar a ser o cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Leiria nas legislativas antecipadas. A Comissão Política Federativa do PS Leiria aprovou a lista de candidatos...

salvador

Nazareno João Delgado lidera lista da CDU pelo círculo de Leiria

A CDU formalizou a candidatura pelo círculo de Leiria, encabeçada por João Delgado, 47 anos, pescador, formador e vereador na Nazaré. Os outros membros são: Número 2: Maria Loureiro, 35 anos, comercial e eleita na Assembleia Municipal da Marinha Grande; Número3;...

Joao Delgado

TGV em Alcobaça poderá demolir mais de 40 habitações

A futura Linha de Alta Velocidade (TGV) irá impactar seis freguesias do concelho de Alcobaça, e a CFM está a ouvir os respetivos presidentes de junta para conhecer as suas opiniões e as preocupações dos fregueses. O presidente da Junta de Freguesia de Turquel, José...

TGV