Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
18° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
18° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C

McNamara está no país a preparar nova prancha com cortiça

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Surfista que domou o canhão da Nazaré está a desenhar uma prancha em cortiça enquanto participa em várias ações de ensino de surf.

Uma parceria entre três entidades vai conceber, a curto prazo, novos modelos de pranchas “tow-in”, que são vocacionadas para surfar ondas de alturas como as da Nazaré, mas se pretendem agora aptas a elevações ainda maiores.

McNamara, que se encontra no país, no âmbito de uma campanha da Buondi, disse, à Lusa, que “acredito no uso da tecnologia para segurança e sobrevivência”.

“Criar uma prancha que é melhor, que consegue resistir ao choque e que é ecologicamente sustentável é um sonho tornado realidade”, afirmou.

Garrett McNamara defende que o potencial da nova pela resulta sobretudo do seu núcleo “100% em cortiça” e recorre ao imaginário da literatura de fantasia para descrever o seu desempenho: “A nova prancha é como um tapete mágico. Vai fluir através da água, tornar-se uma com o ‘chop’ da onda, vai ajudar-me a complementar essa onda e a adaptar-me a ela”.

Jorge Aguiar, da Mercedes-Benz Portugal, recorda que a marca estava ligada a McNamara desde o início do projeto de exploração do canhão da Nazaré. Nessa fase limitava-se a apoiar o surfista com uma frota de viaturas 4×4 que o ajudavam a colocar os jet-skis na água, mas então surgiu o desafio de criar um novo veículo para as ondas, com o projeto MBoard.

“Na altura todos os surfistas comentavam que as pranchas que utilizam não eram suficientemente rápidas nem flexíveis para os desafios da Nazaré e pensámos que poderíamos trazer valor acrescentado ao mundo do surf”, revela. “Fomos à Alemanha, ao centro de design da Mercedes-Benz, e colocámos o Garrett e as suas pranchas antigas nos túneis de vento que usamos para os nossos automóveis, testámos novos materiais e desenvolvemos o que seria a prancha ideal para a Nazaré”, acrescenta.

O recurso à cortiça surgiu depois, aliando a engenharia automóvel da Mercedes ao desenvolvimento tecnológico da Amorim, e agora ambas as marcas estão em fase avançada de produção das novas pranchas para a época 2015/2016.

Para Carlos de Jesus, da Corticeira Amorim, o novo formato terá grande aceitação no mercado porque “a performance técnica da cortiça natural, sobretudo ao nível da resistência e flexibilidade, é uma mais-valia importante para quem opera nos limites absolutos de um desporto como o surf”.

Garrett McNamara detém atualmente o recorde mundial da maior onda alguma vez surfada, como certificado pelo Guiness, que é a autoridade mundial no registo de recordes. Foi com as pranchas desenhadas pela Mercedes-Benz que em 2013 surfou as ondas gigantes da Nazaré, a 62,4 quilómetros por hora.

O desempenho das peças entretanto criadas no âmbito da parceria entre a Mercedes e a Amorim agradou de tal forma ao surfista que, segundo fonte do projeto, “as expectativas de Garrett McNamara são de, no futuro, vir a usar unicamente pranchas de cortiça”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tribunal da Pederneira deverá estar concluído em breve

O vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, afirmou em reunião do executivo, e em resposta ao vereador da oposição, João Paulo Delgado, acerca do ponto de situação das obras do tribunal da Pederneira, que estas deverão estar concluídas nos próximos dias....

Tribunal

Triatlo de São Martinho do Porto com grande margem de crescimento

Mais atletas participantes, maior adesão do público, mais colaboradores e voluntários envolvidos, são as notas mais salientes da 3ª edição do Triatlo de São Martinho do Porto, realizada no fim-de-semana 21 e 22 de setembro. Com quase 1500 atletas inscritos, a...

triatlo 1