Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
10° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
8° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

CHL homenageia colaboradores no Dia do Hospital de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Cento Hospitalar de Leiria homenageou os colaboradores no dia do Hospital de Alcobaça.

«Queremos distinguir, homenagear e agradecer o vosso modo de vida empreendedor e criativo pelo serviço que prestaram e continuam a prestar aos nossos cidadãos», foram as palavras de Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), dirigidas aos colaboradores do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), na passada sexta-feira, dia 22, na primeira vez que se comemorou o Dia do Hospital.

Na data da sua atual denominação, decretada em Diário da República em 1996, o Dia do HABLO foi assinalado numa cerimónia realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, que prestigiou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos em prol dos utentes. Helder Roque enalteceu na sua intervenção os homenageados: «Todos os colaboradores são motores de desenvolvimento do CHL. Desde que o HABLO integra o CHL que tem vindo paulatinamente a afirmar-se na Região, a ganhar o prestígio e o respeito que hoje granjeamos junto dos nossos pares».

«Temos orgulho no nosso trabalho e queremos reforçar a satisfação e a humanização dos cuidados de saúde no HABLO, com o processo de acreditação da Joint Commission International (JCI), e com a criação de uma unidade de cuidados paliativos. Estamos determinados e damos a cara pelo que acreditamos», salientou Helder Roque.

O presidente do CA do CHL apresentou os motivos que sustentam uma estratégia de melhoria e desenvolvimento de serviços e cuidados assistenciais no HABLO. «Em primeiro lugar, os nossos colaboradores e profissionais. São boas pessoas, dá gosto trabalhar com pessoas assim.

Com uma grande preocupação com a humanização, são a mola impulsionadora deste hospital», destacou Helder Roque. «Outra razão que quero salientar é que este é um hospital aberto à comunidade. Para bem do Hospital, queremos que os cidadãos colaborem e ajudem a elevar o HABLO», afirmou.

«Sermos Centro Hospitalar é outro pilar da nossa motivação. Ser maior ajuda quem tem mais dificuldades, e o Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, com maior dimensão, disponibiliza-se a auxiliar quem mais precisa. Todos os dias colegas do HSA vêm ao HABLO para prestar cuidados de saúde. Nesta melhoria a entreajuda é fundamental», rematou Helder Roque.

Adélia Miragaia, assistente de Medicina Interna e coordenadora do grupo funcional da Qualidade no HABLO, reconheceu que «a integração foi um passo qualitativo, visível pelas várias obras de melhoramento, a integração das especialidades médicas, a criação de novas consultas e a identificação de boas práticas». Adélia Miragaia destacou o papel fundamental da Medicina Interna num hospital que reúne funções polivalentes, como gestão de risco, otimização de recursos ou construção de conhecimentos. «Temos de exigir de nós prática, eficiência, segurança e qualidade de saúde, e criar valor para o cidadão», afirmou.

José Carlos Gomes, diretor da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e membro do Conselho Consultivo do CHL, foi o convidado para a conferência solene, onde apresentou várias perspetivas de saúde, do ponto de vista do investimento público, da formação, da evolução do conhecimento e do desenvolvimento de novos indicadores. «A saúde deve estar presente em todas as políticas. Todos juntos somos melhores do que cada um na sua ilha», declarou José Carlos Gomes.

Inês Silva, vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça em representação do presidente do município, mostrou satisfação pelo trabalho desenvolvido pelo CHL, que tem um «olhar empreendedor e crítico que fará do Hospital uma referência muito próxima. Em reunião de Câmara apresentou a sua estratégia para o HABLO, que nos deixou muito felizes».

José Tereso, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, encerrou a cerimónia com palavras de reconhecimento aos homenageados, destacando que «uma instituição é feita de pessoas». Ao longo do seu discurso José Tereso realizou uma contextualização histórica da medicina, evidenciando novos desafios e mudanças de paradigma. «O CHL deve apostar na continuação dos cuidados de saúde de qualidade, onde prevaleça uma sinergia e complementaridade entre todos», afirmou.

A cerimónia decorreu perante uma plateia cheia de profissionais e amigos do CHL, para assinalar o Dia do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira. A homenagem formal aos colaboradores distinguiu 31 pessoas, 24 com 25 anos de serviço, e sete aposentadas no último ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias