Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
12° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

“Indústria Conserveira na Nazaré” está em exposição no Centro Cultural da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Continua patente, no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), a mostra “Indústria Conserveira na Nazaré”, uma exposição que pretende recuperar as memórias ligadas à tradição conserveira nesta praia piscatória, nomeadamente as referentes ao período de laboração daquela fábrica (anos 1930/40 – início dos anos 1980).

Trata-se de uma exposição pioneira que dá a conhecer os primeiros resultados da investigação ainda em curso, reunindo informação documental e fotográfica que atesta, afinal, a existência de várias unidades conserveiras na Nazaré, desde finais do século XIX, muitas já caídas em esquecimento.

Em destaque estão, sobretudo, as memórias, documentos e objetos reunidos junto de antigas trabalhadoras da “Algarve Exportador”, que colaboraram na realização desta investigação, cedendo ao desafio de serem entrevistadas, seguindo um guião comum. O retrato é dado por uma geração, essencialmente nascida nos anos 1940, que aí trabalhou dos anos 1960 até ao seu encerramento.

No espaço urbano e nas memórias locais remanescem as estórias em torno da “Algarve Exportador”, uma das principais empresas do sector, com origem no Algarve e implantação nacional.

Agora que as “conservas” voltam a estar no paladar dos portugueses, e são um produto nacional para exportação, esta exposição marca uma atualidade. É uma “primeira mostra”, uma exposição de memórias e a abertura de um caminho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente