Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
18° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 25° C
21° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

António Trindade alerta para praga de ratazanas no Porto de Pesca

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O vereador do Grupo de Cidadãos Independentes do concelho da Nazaré, António Trindade, voltou a defender uma forte intervenção no Porto de Pesca e alertou para o mais recente perigo para a saúde pública, uma praga de ratazanas.

“Uma praga de ratazanas que proliferam no esgoto a céu aberto, porventura de águas pluviais, sem tratamento de espécie alguma que, para além da eventual contaminação das águas interiores do porto, e dos riscos daí inerentes, a dita praga de roedores provoca prejuízos avultados nas artes de pesca dos pescadores que utilizam a área envolvente da doca como depósito temporário das referidas artes e constitui-se como um perigo para a saúde pública”, alertou o vereador.

Segundo o vereador, uma embarcação de cerco, a “Almaraz Sol“, foi alvo dos roedores. “Quando se preparava para embarcar as suas artes e seguir para o mar, a embarcação constatou que estavam destruídas em grande extensão, pela existência de diversos buracos provocados pela ação daqueles roedores”.

Para o vereador “o valor social do Porto de Pesca da Nazaré avalia-se pelo seu papel de agente de desenvolvimento, fundamental para a economia local e regional, que se traduz na sustentabilidade das suas actividades, comerciais e industriais, na criação de emprego e nos rendimentos das famílias. Interessa ainda referir as actividades de lazer, cultura e turismo que provocam impacto aos cidadãos e que contribuem para o seu bem-estar e desenvolvimento”.

António Trindade refere que “a Câmara Municipal da Nazaré, ao longo de muitos anos tem vindo a alertar o Instituto Portuário de Transportes Marítimos, no sentido de minimizar muitos dos problemas existentes no Porto de Pesca da Nazaré e contribuir para dar melhores condições operacionais a toda a comunidade piscatória e turística”.

A transferência da gestão do Porto para a Docapesca deixou, segundo o vereador, muitas das situações por melhorar”.

António Trindade defende que é urgente “solicitar à Administração da Doca Pesca informação da previsão da correção das anomalias, que, para além da interferência na atividade dos pequenos e médios empresários da pesca, interferem no ambiente, na saúde e na segurança dos utilizadores, bem como na paisagem daquela infra-estrutura”.

A assunção dos prejuízos causados à atividade piscatória por porte da administração do Porto é outra das exigências do vereador.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol