Q

Previsão do tempo

8° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C

António Trindade alerta para praga de ratazanas no Porto de Pesca

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O vereador do Grupo de Cidadãos Independentes do concelho da Nazaré, António Trindade, voltou a defender uma forte intervenção no Porto de Pesca e alertou para o mais recente perigo para a saúde pública, uma praga de ratazanas.

“Uma praga de ratazanas que proliferam no esgoto a céu aberto, porventura de águas pluviais, sem tratamento de espécie alguma que, para além da eventual contaminação das águas interiores do porto, e dos riscos daí inerentes, a dita praga de roedores provoca prejuízos avultados nas artes de pesca dos pescadores que utilizam a área envolvente da doca como depósito temporário das referidas artes e constitui-se como um perigo para a saúde pública”, alertou o vereador.

Segundo o vereador, uma embarcação de cerco, a “Almaraz Sol“, foi alvo dos roedores. “Quando se preparava para embarcar as suas artes e seguir para o mar, a embarcação constatou que estavam destruídas em grande extensão, pela existência de diversos buracos provocados pela ação daqueles roedores”.

Para o vereador “o valor social do Porto de Pesca da Nazaré avalia-se pelo seu papel de agente de desenvolvimento, fundamental para a economia local e regional, que se traduz na sustentabilidade das suas actividades, comerciais e industriais, na criação de emprego e nos rendimentos das famílias. Interessa ainda referir as actividades de lazer, cultura e turismo que provocam impacto aos cidadãos e que contribuem para o seu bem-estar e desenvolvimento”.

António Trindade refere que “a Câmara Municipal da Nazaré, ao longo de muitos anos tem vindo a alertar o Instituto Portuário de Transportes Marítimos, no sentido de minimizar muitos dos problemas existentes no Porto de Pesca da Nazaré e contribuir para dar melhores condições operacionais a toda a comunidade piscatória e turística”.

A transferência da gestão do Porto para a Docapesca deixou, segundo o vereador, muitas das situações por melhorar”.

António Trindade defende que é urgente “solicitar à Administração da Doca Pesca informação da previsão da correção das anomalias, que, para além da interferência na atividade dos pequenos e médios empresários da pesca, interferem no ambiente, na saúde e na segurança dos utilizadores, bem como na paisagem daquela infra-estrutura”.

A assunção dos prejuízos causados à atividade piscatória por porte da administração do Porto é outra das exigências do vereador.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Expectativas de futuro e escolha vocacional de estudantes

Município e Associação Inspirar o Futuro juntam-se para orientar alunos do 9º e secundário no rumo mais acertado para o futuro A Associação Juvenil Inspirar o Futuro esteve, no passado dia 6, na Escola C+S Amadeu Gaudêncio para uma de várias sessões previstas...

expectativas de futuro