Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

António Trindade alerta para praga de ratazanas no Porto de Pesca

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O vereador do Grupo de Cidadãos Independentes do concelho da Nazaré, António Trindade, voltou a defender uma forte intervenção no Porto de Pesca e alertou para o mais recente perigo para a saúde pública, uma praga de ratazanas.

“Uma praga de ratazanas que proliferam no esgoto a céu aberto, porventura de águas pluviais, sem tratamento de espécie alguma que, para além da eventual contaminação das águas interiores do porto, e dos riscos daí inerentes, a dita praga de roedores provoca prejuízos avultados nas artes de pesca dos pescadores que utilizam a área envolvente da doca como depósito temporário das referidas artes e constitui-se como um perigo para a saúde pública”, alertou o vereador.

Segundo o vereador, uma embarcação de cerco, a “Almaraz Sol“, foi alvo dos roedores. “Quando se preparava para embarcar as suas artes e seguir para o mar, a embarcação constatou que estavam destruídas em grande extensão, pela existência de diversos buracos provocados pela ação daqueles roedores”.

Para o vereador “o valor social do Porto de Pesca da Nazaré avalia-se pelo seu papel de agente de desenvolvimento, fundamental para a economia local e regional, que se traduz na sustentabilidade das suas actividades, comerciais e industriais, na criação de emprego e nos rendimentos das famílias. Interessa ainda referir as actividades de lazer, cultura e turismo que provocam impacto aos cidadãos e que contribuem para o seu bem-estar e desenvolvimento”.

António Trindade refere que “a Câmara Municipal da Nazaré, ao longo de muitos anos tem vindo a alertar o Instituto Portuário de Transportes Marítimos, no sentido de minimizar muitos dos problemas existentes no Porto de Pesca da Nazaré e contribuir para dar melhores condições operacionais a toda a comunidade piscatória e turística”.

A transferência da gestão do Porto para a Docapesca deixou, segundo o vereador, muitas das situações por melhorar”.

António Trindade defende que é urgente “solicitar à Administração da Doca Pesca informação da previsão da correção das anomalias, que, para além da interferência na atividade dos pequenos e médios empresários da pesca, interferem no ambiente, na saúde e na segurança dos utilizadores, bem como na paisagem daquela infra-estrutura”.

A assunção dos prejuízos causados à atividade piscatória por porte da administração do Porto é outra das exigências do vereador.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn