António Trindade alerta para praga de ratazanas no Porto de Pesca

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O vereador do Grupo de Cidadãos Independentes do concelho da Nazaré, António Trindade, voltou a defender uma forte intervenção no Porto de Pesca e alertou para o mais recente perigo para a saúde pública, uma praga de ratazanas.

“Uma praga de ratazanas que proliferam no esgoto a céu aberto, porventura de águas pluviais, sem tratamento de espécie alguma que, para além da eventual contaminação das águas interiores do porto, e dos riscos daí inerentes, a dita praga de roedores provoca prejuízos avultados nas artes de pesca dos pescadores que utilizam a área envolvente da doca como depósito temporário das referidas artes e constitui-se como um perigo para a saúde pública”, alertou o vereador.

Segundo o vereador, uma embarcação de cerco, a “Almaraz Sol“, foi alvo dos roedores. “Quando se preparava para embarcar as suas artes e seguir para o mar, a embarcação constatou que estavam destruídas em grande extensão, pela existência de diversos buracos provocados pela ação daqueles roedores”.

Para o vereador “o valor social do Porto de Pesca da Nazaré avalia-se pelo seu papel de agente de desenvolvimento, fundamental para a economia local e regional, que se traduz na sustentabilidade das suas actividades, comerciais e industriais, na criação de emprego e nos rendimentos das famílias. Interessa ainda referir as actividades de lazer, cultura e turismo que provocam impacto aos cidadãos e que contribuem para o seu bem-estar e desenvolvimento”.

António Trindade refere que “a Câmara Municipal da Nazaré, ao longo de muitos anos tem vindo a alertar o Instituto Portuário de Transportes Marítimos, no sentido de minimizar muitos dos problemas existentes no Porto de Pesca da Nazaré e contribuir para dar melhores condições operacionais a toda a comunidade piscatória e turística”.

A transferência da gestão do Porto para a Docapesca deixou, segundo o vereador, muitas das situações por melhorar”.

António Trindade defende que é urgente “solicitar à Administração da Doca Pesca informação da previsão da correção das anomalias, que, para além da interferência na atividade dos pequenos e médios empresários da pesca, interferem no ambiente, na saúde e na segurança dos utilizadores, bem como na paisagem daquela infra-estrutura”.

A assunção dos prejuízos causados à atividade piscatória por porte da administração do Porto é outra das exigências do vereador.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda