Sindicato dos Pescadores do Centro quer paragem da pesca da sardinha até 31 de maio

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O sindicato dos Pescadores do Centro defende "a paragem biológica da pesca da sardinha até 31 de maio, até se estudar convenientemente o problema" da alegada falta de pescado, por considerar que "não existem estudos válidos para utilizarem como fundamento".

Em comunicado, o Sindicato adianta que irá solicitar ao Governo que regulamente um sistema de apoio aos pescadores e respetivas embarcações, para durante o período de paragem, e que seja criado um programa “que permita a devida rentabilização para as empresas e remunerações para os pescadores.

Nos anos anteriores, o sindicato sempre defendeu paragens biológicas ou de defeso, mas apenas entre dezembro e março de cada ano.

A fixação de um preço mínimo de venda em lota para a sardinha, carapau e cavala e a regulamentação de um sistema de gestão de capturas, que tenha em conta as necessidades de comercialização e de consumo em fresco, da indústria conserveira e da indústria da congelação, são outras das exigências.

O Sindicato dos Pescadores do Centro possui duas centenas de sindicalizados e abrange os pescadores dos portos da Ericeira, Peniche, Nazaré e Figueira da Foz.

A pesca da sardinha esteve suspensa de meados de setembro até março devido à proibição de captura por esgotamento da quota e, depois, ao período de defeso biológico.

Nos portos de Nazaré e Peniche, os armadores associados da OP Centro decidiram adiar a pesca daquela espécie até 04 de maio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare