Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C

Investigador faz síntese científica para surfistas sobre ondas da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pedro Proença Cunha, especialista do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, elaborou “uma síntese científica sobre a zona marinha da Nazaré e as suas ondas gigantes” para o big rider Garrett McNamara.

O projeto surgiu na sequência da visita de McNamara à UC, em outubro de 2014, durante a qual o surfista “confidenciou que gostaria de saber mais sobre as ondas que o celebrizaram e que projetaram a Nazaré para o mundo”, adianta a mesma nota.

A Reitoria da UC registou o desejo de McNamara e, “em articulação com o centro de investigação MARE [Centro de Ciências do Mar e do Ambiente], desafiou o especialista Pedro Proença da Cunha a realizar um trabalho científico” sobre as ondas gigantes da Nazaré.

Na síntese científica, o autor detém-se, designadamente, sobre as razões que fazem com que as ondas da Nazaré sejam únicas, “as particularidades e a evolução da costa da Nazaré, bem como os perigos a evitar durante a prática de surf”.

O trabalho “aborda a zona costeira da Nazaré e zona marinha adjacente, em particular o canhão submarino responsável pela génese das ondas gigantes, sumariando e organizando a informação disponível, de modo a que possa ser usada por um amplo público”, afirma Pedro Proença Cunha.

A informação contida no documento “pode ser bastante útil para turistas não familiarizados com a região (nomeadamente os envolvidos na prática do surf) a entenderem o peculiar enquadramento da Nazaré e a espectável agitação marítima”, adianta o especialista.

“É possível prever as ondas perfeitas e é explicado o mecanismo de formação das ondas gigantes”, exemplifica Pedro Proença Cunha.

Em relação à caracterização física, principalmente focalizada na geomorfologia e na dinâmica costeira, o documento baseia-se na bibliografia existente, mas apresenta também novos dados sobre a evolução da linha de costa ao longo das últimas décadas, sublinha a UC.

O trabalho, que também envolveu a investigadora Margarida Porto Gouveia, está disponível em:

http://issuu.com/designcorner/docs/the_nazare_coast_and_canyon.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal