Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C

E se o pão tivesse… algas?

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), unidade de investigação do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), apresentou o PÃO D’ALGAS, um projeto pioneiro e inovador, que apresenta uma alternativa saudável ao pão tradicional. Este novo produto, que conta com o financiamento do programa Mais Centro, e o apoio da Câmara Municipal de Peniche, foi apresentado no passado dia 24 de abril, no restaurante Nau dos Corvos, no Cabo Carvoeiro, em Peniche.

O PÃO D’ALGAS, que foi desenvolvido pelo GIRM em colaboração com as empresas Calé e ALGAplus, assume-se como uma alternativa mais saudável ao pão tradicional, por não ter adição de sal. As algas marinhas conferem naturalmente ao pão um teor de sal e um ótimo sabor, que torna desnecessária a adição de sal, sendo por isso um produto nutricionalmente mais saudáve.

Este projeto envolve a produção sustentável de algas pela empresa ALGAplus, que são utilizadas na fabricação do pão. «O PÃO D’ALGAS, por não ter sal, será certamente um aliado em regimes restritivos deste condimento/mineral», explica Susana Mendes, coordenadora do projeto. O PÃO D’ALGAS «surgiu da vontade de descobrir novas utilizações para as algas marinhas, e de potenciar com sucesso a capacidade das algas para o setor alimentar», continua a responsável. Recentemente o PÃO D’ALGAS conquistou o 3.º lugar no I Concurso InovCluster de Produtos Alimentares Inovadores (promovido pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maçã de Alcobaça apresentou-se na Feira Fruit Attraction em Madrid

Feira Fruit Attraction, um dos maiores certames de marketing de produtos agrícolas (frutas e vegetais) do mundo, decorreu no pavilhão da IFEMA Madrid, de 4 e 6 de outubro, e Alcobaça esteve presente com um dos seus produtos frutícolas de marca. O evento contou com...

anexo sem nome 00056

A maçã de Alcobaça é a que consome menos água a nível europeu

A produção da Maçã de Alcobaça faz uso eficiente da rega. Em média, 60 litros de água dão para cultivar um quilo de maçãs de Alcobaça. Em Espanha, para produzir um quilo do mesmo fruto são precisos 250 litros de água. “Somos a região da Europa, claramente, que usa...

maca