Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Wave Glider vai recolher dados sobre as ondas ao largo da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançado, no passado dia 28 de março, ao mar, ao largo da Nazaré, o dispositivo Wave Glider, movido a energia das ondas e pilotado remotamente, e cuja missão é a recolha de dados sobre as ondas, correntes, condições atmosféricas e presença de aves e mamíferos marinhos.

“O Wave Glider fará trajetos na zona costeira da Nazaré, Peniche e São Pedro de Moel em zonas com potencial para a implementação de projetos de energia renovável marinha, explicou Miguel Moll, um dos responsáveis por este projeto, cuja apresentação decorreu na sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

O dispositivo, que faz parte do projeto europeu sobre o estudo das Energias Renováveis Marinhas de nome Turnkey (Transforming Underutilised Renewable Natural Resource into Key Energy Yields), e que tem como parceiros, entre outros, o MARETEC, um grupo de investigação do Instituto Superior Técnico, “fará observações até ao início do mês de Maio”, adiantou Bárbara Brenner.

A Capitania do Porto da Nazaré informou, por sua vez, na sessão de apresentação, que durante a permanência do dispositivo no mar, serão “emitidos semanalmente avisos sobre a sua localização para que os arrastões não colidam com a estrutura e lhe causem danos.

Com dois metros de comprimento por 60 centímetros de largura, o Wave Glider tem uma composição semelhante à das pranchas de surf e pesa cerca de 150 quilos. A estrutura tem custo de cerca de 200 mil euros e sua manutenção no mar, durante um mês, terá um custo estimado de 60 mil euros.

Para Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, “todas as parcerias que visem o estudo do canhão submarino da Nazaré e dos fenómenos por si causados na costa, são importantes”.

“Possuímos o maior desfiladeiro submarino da Europa, que nos oferece as maiores ondas e o melhor peixe, e projetos, como este, que nos foi apresentado, acrescentam valor e colocam a Nazaré na rota da investigação”, declarou o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal