Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
17° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Wave Glider vai recolher dados sobre as ondas ao largo da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançado, no passado dia 28 de março, ao mar, ao largo da Nazaré, o dispositivo Wave Glider, movido a energia das ondas e pilotado remotamente, e cuja missão é a recolha de dados sobre as ondas, correntes, condições atmosféricas e presença de aves e mamíferos marinhos.

“O Wave Glider fará trajetos na zona costeira da Nazaré, Peniche e São Pedro de Moel em zonas com potencial para a implementação de projetos de energia renovável marinha, explicou Miguel Moll, um dos responsáveis por este projeto, cuja apresentação decorreu na sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

O dispositivo, que faz parte do projeto europeu sobre o estudo das Energias Renováveis Marinhas de nome Turnkey (Transforming Underutilised Renewable Natural Resource into Key Energy Yields), e que tem como parceiros, entre outros, o MARETEC, um grupo de investigação do Instituto Superior Técnico, “fará observações até ao início do mês de Maio”, adiantou Bárbara Brenner.

A Capitania do Porto da Nazaré informou, por sua vez, na sessão de apresentação, que durante a permanência do dispositivo no mar, serão “emitidos semanalmente avisos sobre a sua localização para que os arrastões não colidam com a estrutura e lhe causem danos.

Com dois metros de comprimento por 60 centímetros de largura, o Wave Glider tem uma composição semelhante à das pranchas de surf e pesa cerca de 150 quilos. A estrutura tem custo de cerca de 200 mil euros e sua manutenção no mar, durante um mês, terá um custo estimado de 60 mil euros.

Para Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, “todas as parcerias que visem o estudo do canhão submarino da Nazaré e dos fenómenos por si causados na costa, são importantes”.

“Possuímos o maior desfiladeiro submarino da Europa, que nos oferece as maiores ondas e o melhor peixe, e projetos, como este, que nos foi apresentado, acrescentam valor e colocam a Nazaré na rota da investigação”, declarou o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio