Wave Glider vai recolher dados sobre as ondas ao largo da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançado, no passado dia 28 de março, ao mar, ao largo da Nazaré, o dispositivo Wave Glider, movido a energia das ondas e pilotado remotamente, e cuja missão é a recolha de dados sobre as ondas, correntes, condições atmosféricas e presença de aves e mamíferos marinhos.

“O Wave Glider fará trajetos na zona costeira da Nazaré, Peniche e São Pedro de Moel em zonas com potencial para a implementação de projetos de energia renovável marinha, explicou Miguel Moll, um dos responsáveis por este projeto, cuja apresentação decorreu na sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

O dispositivo, que faz parte do projeto europeu sobre o estudo das Energias Renováveis Marinhas de nome Turnkey (Transforming Underutilised Renewable Natural Resource into Key Energy Yields), e que tem como parceiros, entre outros, o MARETEC, um grupo de investigação do Instituto Superior Técnico, “fará observações até ao início do mês de Maio”, adiantou Bárbara Brenner.

A Capitania do Porto da Nazaré informou, por sua vez, na sessão de apresentação, que durante a permanência do dispositivo no mar, serão “emitidos semanalmente avisos sobre a sua localização para que os arrastões não colidam com a estrutura e lhe causem danos.

Com dois metros de comprimento por 60 centímetros de largura, o Wave Glider tem uma composição semelhante à das pranchas de surf e pesa cerca de 150 quilos. A estrutura tem custo de cerca de 200 mil euros e sua manutenção no mar, durante um mês, terá um custo estimado de 60 mil euros.

Para Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, “todas as parcerias que visem o estudo do canhão submarino da Nazaré e dos fenómenos por si causados na costa, são importantes”.

“Possuímos o maior desfiladeiro submarino da Europa, que nos oferece as maiores ondas e o melhor peixe, e projetos, como este, que nos foi apresentado, acrescentam valor e colocam a Nazaré na rota da investigação”, declarou o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare