Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C

Wave Glider vai recolher dados sobre as ondas ao largo da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançado, no passado dia 28 de março, ao mar, ao largo da Nazaré, o dispositivo Wave Glider, movido a energia das ondas e pilotado remotamente, e cuja missão é a recolha de dados sobre as ondas, correntes, condições atmosféricas e presença de aves e mamíferos marinhos.

“O Wave Glider fará trajetos na zona costeira da Nazaré, Peniche e São Pedro de Moel em zonas com potencial para a implementação de projetos de energia renovável marinha, explicou Miguel Moll, um dos responsáveis por este projeto, cuja apresentação decorreu na sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

O dispositivo, que faz parte do projeto europeu sobre o estudo das Energias Renováveis Marinhas de nome Turnkey (Transforming Underutilised Renewable Natural Resource into Key Energy Yields), e que tem como parceiros, entre outros, o MARETEC, um grupo de investigação do Instituto Superior Técnico, “fará observações até ao início do mês de Maio”, adiantou Bárbara Brenner.

A Capitania do Porto da Nazaré informou, por sua vez, na sessão de apresentação, que durante a permanência do dispositivo no mar, serão “emitidos semanalmente avisos sobre a sua localização para que os arrastões não colidam com a estrutura e lhe causem danos.

Com dois metros de comprimento por 60 centímetros de largura, o Wave Glider tem uma composição semelhante à das pranchas de surf e pesa cerca de 150 quilos. A estrutura tem custo de cerca de 200 mil euros e sua manutenção no mar, durante um mês, terá um custo estimado de 60 mil euros.

Para Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, “todas as parcerias que visem o estudo do canhão submarino da Nazaré e dos fenómenos por si causados na costa, são importantes”.

“Possuímos o maior desfiladeiro submarino da Europa, que nos oferece as maiores ondas e o melhor peixe, e projetos, como este, que nos foi apresentado, acrescentam valor e colocam a Nazaré na rota da investigação”, declarou o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara da Nazaré emite embargo de obras ilegais na Praia do Norte

A Câmara Municipal da Nazaré determinou o embargo imediato das obras que estavam a ser realizadas de forma ilegal num terreno junto à Praia do Norte. A decisão foi anunciada pelo vereador Salvador Formiga na última reunião do executivo municipal, onde denunciou a...

Obras

Várias demissões da Fundação Mário Botas geram preocupação

O processo de abertura do Museu Mário Botas, em homenagem ao pintor nazareno, continua incerto. A última data anunciada para a inauguração, prevista para 23 de dezembro de 2024, foi mais uma vez adiada, somando-se a uma série de promessas não cumpridas. A situação...

Fundacao