Proteção Civil regista menos incêndios em 2014

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em 2014 registou-se uma redução significativa do número de incêndios florestais, tanto no concelho de Alcobaça, como no distrito de Leiria, segundo os dados oficiais disponibilizados. Em 2013 arderam cerca de 22.000 hectares no distrito de Leiria ao passo que em 2014 arderam apenas 107 hectares, dos quais 7,5 hectares dizem respeito ao concelho de Alcobaça.

De acordo com a Proteção Civil de Alcobaça “esta redução deveu-se a uma conjugação favorável de três fatores, como a resposta operacional, articulada e coordenada, de todos os intervenientes mobilizados para os diversos teatros de operações, o trabalho que a Proteção Civil desenvolve a nível da prevenção dos riscos, da sensibilização e divulgação dos cuidados e atitudes que as populações do concelho devem tomar e as condições climatéricas registadas no verão de 2014, que podem não se repetir nos próximos anos.” Deste modo, “é importante que as autoridades, em articulação com a comunidade, se mantenham vigilantes e cautelosos em relação aos riscos de incêndio para o ano de 2015”.

Os números foram avançados na reunião preparatória do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais para o ano de 2015 que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a 18 de março de 2015. A reunião foi presidida pelo Presidente de Câmara de Alcobaça Paulo Inácio, com a presença do Instituto da Conservação Natureza e Florestas, Guarda Nacional Republica e Autoridade Nacional de Proteção Civil.

As três entidades supra citadas, fizeram um balanço do ano transato e deixaram as linhas gerais de atuação para este ano, no que diz respeito à prevenção e combate aos incêndios florestais. O dispositivo de 2015 estará completo a partir de maio.

Marcaram ainda presença nesta reunião as estruturas municipais ligadas à defesa da florestas, nomeadamente, Bombeiros, PSP, Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, Juntas de Freguesia e Estrutura Técnica do Gabinete Municipal de Proteção Civil.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda