Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
10° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
8° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

Proteção Civil regista menos incêndios em 2014

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em 2014 registou-se uma redução significativa do número de incêndios florestais, tanto no concelho de Alcobaça, como no distrito de Leiria, segundo os dados oficiais disponibilizados. Em 2013 arderam cerca de 22.000 hectares no distrito de Leiria ao passo que em 2014 arderam apenas 107 hectares, dos quais 7,5 hectares dizem respeito ao concelho de Alcobaça.

De acordo com a Proteção Civil de Alcobaça “esta redução deveu-se a uma conjugação favorável de três fatores, como a resposta operacional, articulada e coordenada, de todos os intervenientes mobilizados para os diversos teatros de operações, o trabalho que a Proteção Civil desenvolve a nível da prevenção dos riscos, da sensibilização e divulgação dos cuidados e atitudes que as populações do concelho devem tomar e as condições climatéricas registadas no verão de 2014, que podem não se repetir nos próximos anos.” Deste modo, “é importante que as autoridades, em articulação com a comunidade, se mantenham vigilantes e cautelosos em relação aos riscos de incêndio para o ano de 2015”.

Os números foram avançados na reunião preparatória do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais para o ano de 2015 que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a 18 de março de 2015. A reunião foi presidida pelo Presidente de Câmara de Alcobaça Paulo Inácio, com a presença do Instituto da Conservação Natureza e Florestas, Guarda Nacional Republica e Autoridade Nacional de Proteção Civil.

As três entidades supra citadas, fizeram um balanço do ano transato e deixaram as linhas gerais de atuação para este ano, no que diz respeito à prevenção e combate aos incêndios florestais. O dispositivo de 2015 estará completo a partir de maio.

Marcaram ainda presença nesta reunião as estruturas municipais ligadas à defesa da florestas, nomeadamente, Bombeiros, PSP, Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, Juntas de Freguesia e Estrutura Técnica do Gabinete Municipal de Proteção Civil.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

Trabalhadores dos rebocadores costeiros veem as suas pensões repostas

Trabalhadores dos navios rebocadores costeiros viram as suas pensões suspensas durante cerca de dois anos devido a uma reinterpretação da Lei. Para além da suspensão, o Centro Nacional de Pensões impunha a reposição das pensões auferidas nos dois últimos anos....

rebocador 1