Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 23° C
20° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 36° C
  • Wednesday 30° C
17° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 30° C

Contratenor alcobacense Luís Peças atua em França

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O alcobacense Luís Peças atuou em França, num recital que decorreu na Igreja de Saint-Nazaire, em Noizay, no centro do país. O contratenor foi acompanhado pelo organista João Santos. No recital, foram interpretadas essencialmente, peças de compositores dos séculos XVII e XVIII, participou também o contratenor brasileiro João Paulo Ferreira.

O contratenor e o organista têm atuado regularmente em França, no ano passado, realizaram, entre outros, um recital na Igreja de Santa Ana e, em 2013, atuaram na Catedral de S. Luís dos “Invalides”, ambas em Paris.

João Paulo Ferreira estreou-se em outubro do ano passado em Portugal, ao lado de Luís Peças, acompanhados pela pianista britânica Claire Tester, num recital no santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

O contratenor brasileiro canta desde a infância, tendo iniciado a carreira profissional no Grupo Multiétnico e Musical Gaiamalgama, na sua cidade natal Ganharuns, no Estado de Pernambuco. Em 2009 fez parte do coro da Orquestra Sinfónica do Estado de Sergipe, no Brasil. Em 2013 iniciou a carreira internacional, integrando o grupo Nido Delas Artes International Opera Tour, numa digressão pelo México, Panamá e Costa Rica.

O contratenor Luís Peças iniciou os estudos musicais em 1985, como oboísta da Orquestra de Alcobaça, e no ano seguinte matriculou-se Conservatório Nacional de Lisboa e entrou para a Orquestra da Força Aérea.

Paralelamente, desenvolveu carreira como cantor lírico, tendo participado em vários espetáculos, entre eles, o musical “Maldita Cocaína”. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou com Liliane Bizinech, e realizou “masterclasses” com Max Van Egmond, Jill Feldman e Rodney Gibson.

Além de França o cantor lírico tem atuado em Espanha, Suíça, Itália, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.

João Santos é licenciado em Música Sacra, pela da Universidade Católica, onde obteve a classificação máxima em órgão. Distinguido com vários galardões nacionais e internacionais, tem-se apresentado em vários concertos a solo, tendo interpretado as Integrais de Dieterich Buxtehude, em Aveiro, em 2007 e de Olivier Messiaen, em Lisboa, em 2008. É organista titular da Sé de Leiria e do Santuário de N. S. de Fátima. Em maio próximo o organista atua na Igreja de “Notre Dame”, em Paris.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1