Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

Contratenor alcobacense Luís Peças atua em França

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O alcobacense Luís Peças atuou em França, num recital que decorreu na Igreja de Saint-Nazaire, em Noizay, no centro do país. O contratenor foi acompanhado pelo organista João Santos. No recital, foram interpretadas essencialmente, peças de compositores dos séculos XVII e XVIII, participou também o contratenor brasileiro João Paulo Ferreira.

O contratenor e o organista têm atuado regularmente em França, no ano passado, realizaram, entre outros, um recital na Igreja de Santa Ana e, em 2013, atuaram na Catedral de S. Luís dos “Invalides”, ambas em Paris.

João Paulo Ferreira estreou-se em outubro do ano passado em Portugal, ao lado de Luís Peças, acompanhados pela pianista britânica Claire Tester, num recital no santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

O contratenor brasileiro canta desde a infância, tendo iniciado a carreira profissional no Grupo Multiétnico e Musical Gaiamalgama, na sua cidade natal Ganharuns, no Estado de Pernambuco. Em 2009 fez parte do coro da Orquestra Sinfónica do Estado de Sergipe, no Brasil. Em 2013 iniciou a carreira internacional, integrando o grupo Nido Delas Artes International Opera Tour, numa digressão pelo México, Panamá e Costa Rica.

O contratenor Luís Peças iniciou os estudos musicais em 1985, como oboísta da Orquestra de Alcobaça, e no ano seguinte matriculou-se Conservatório Nacional de Lisboa e entrou para a Orquestra da Força Aérea.

Paralelamente, desenvolveu carreira como cantor lírico, tendo participado em vários espetáculos, entre eles, o musical “Maldita Cocaína”. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou com Liliane Bizinech, e realizou “masterclasses” com Max Van Egmond, Jill Feldman e Rodney Gibson.

Além de França o cantor lírico tem atuado em Espanha, Suíça, Itália, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.

João Santos é licenciado em Música Sacra, pela da Universidade Católica, onde obteve a classificação máxima em órgão. Distinguido com vários galardões nacionais e internacionais, tem-se apresentado em vários concertos a solo, tendo interpretado as Integrais de Dieterich Buxtehude, em Aveiro, em 2007 e de Olivier Messiaen, em Lisboa, em 2008. É organista titular da Sé de Leiria e do Santuário de N. S. de Fátima. Em maio próximo o organista atua na Igreja de “Notre Dame”, em Paris.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado centro de residências artísticas

Um centro de residências artísticas situado na cidade de Alcobaça foi dado a conhecer na passada sexta-feira, com a inauguração da exposição de um de cinco artistas ucranianos que se encontram alojados temporariamente no espaço, num projeto criado por uma equipa...

central1

Arrancou o Cistermúsica de Alcobaça sob o signo dos “Amores Proibidos”

Foi no passado  fim de semana que se iniciou  a 30.ª edição do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que, ao longo destes anos, se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que em 2022 não será diferente....

cister musica1