Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Conservadora Ana Martelo Pagará nomeada diretora do Mosteiro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ana Martelo Pagará sucede a Jorge Pereira de Sampaio à frente do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, o alcobacense que dirigia o Monumento, património da Humanidade, desde 2010.

De acordo com um comunicado divulgado pela DGPC, “cumpridos todos os formalismos legais e concluídos os processos de seleção, o júri do procedimento concursal propôs que a nomeação recaísse na candidata Ana Fátima Martelo Pagará”.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, foi erguido no século XII pelos monges de Cister, encontrando-se neles diferentes estilos, desde o gótico original, ao maneirismo, passando pelo barroco, está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional desde 1910.

A DGCP acrescenta, no comunicado, que a escolha recaiu em Ana Martelo Pagará “por reunir todas as condições legalmente exigidas, por inequivocamente ter demonstrado ser detentora de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional relevante na área do cargo em apreço, bem como, de formação académica adequada”.

A nomeação é feita em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, com efeitos a partir de 23 de março deste ano.

Nascida em 1971, em Lisboa, Ana Fátima Martelo Pagará era desde maio de 2010 técnica superior de História no Arquivo Municipal de Mafra.

Licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1993), é mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora (1999).

Doutoranda no ramo de Conservação do Património Arquitetónico na mesma universidade (1999/ 2005), com a tese “Avaliação Tipológica da Arquitetura dos Cistercienses em Portugal.

Frequentou vários cursos nas áreas da História, da História da Arte e da Conservação do Património, em Portugal e em Espanha, e na área da administração pública.

Entre novembro de 2007 e maio de 2010, desempenhou as funções de chefe de Divisão da Promoção e Dinamização Cultural na Direção Regional de Cultura do Alentejo, tendo sido responsável pela execução formal do Programa para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo.

De maio de 2002 a novembro de 2007, exerceu as funções de técnico superior de História na Câmara Municipal de Mafra, sendo responsável técnico-científica pelo Gabinete do Património Histórico Arquitetónico e Artístico, pelas Galerias de Arte Municipais e pela Oficina Municipal de Artes Soares Branco.

Neste contexto, realizou o inventário do património imóvel de Mafra, a reestruturação do serviço de Galerias Municipais e da Oficina Municipal de Artes e a criação dos projetos de Arte Contemporânea e da Bienal de Artes de Mafra, tendo organizado mais de centena e meia de exposições.

Entre 1999 e 2001, exerceu funções de técnico superior de História no Gabinete Técnico Local da Câmara Municipal de Portel.

Colaborou com a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais na realização do Inventário do Património Arquitetónico do Distrito de Évora (1999/2001).

É autora de 40 títulos publicados, entre livros, atas de encontros científicos ou catálogos e artigos em publicações diversas nas áreas da História, História da Arte e do Património Cultural.

É sócia fundadora da SPPC – Sociedade para a Preservação do Património Construído, tendo sido membro da Direção nos biénios 1995/97 e 1997/99.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias