O concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), que tem por objetivo a divulgação da música de câmara, é organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) e pela Banda de Alcobaça (BA), com produção da Academia de Música de Alcobaça (AMA).
O evento que decorrerá no Cineteatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro, ente os dias 22 a 27, conta com direção artística de António Rosa e terá este ano duas parcerias internacionais, a primeira com o Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul), que receberá em 2016 o vencedor da Categoria Sénior, e a segunda, com o Festival Internacional de Música de Maputo (Moçambique).
Na quarta edição do concurso, os participantes serão avaliados por um júri presidido por António Rosa e que integra ainda António Saiote (da ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, no Porto), Jonathan Luxton (da Orquestra Gulbenkian e Escola Superior de Música de Lisboa), Miquel Bernat (da Drumming, ESMAE e ESMUC, Barcelona), Luís Magalhães (da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul) e Vicente Chuaqui (do Conservatório de Música do Porto).
A organização admite que possa haver ainda “um sétimo elemento que será designado oportunamente”, refere uma nota enviada às redações.
Os vencedores do concurso, na categoria Júnior receberão prémios de 2500 euros (1º classificado), 1250 euros (segundo) e 750 euros (terceiro). O primeiro classificado participará ainda num concerto no âmbito da edição de 2016 do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça.
Na categoria Sénior o 1º prémio consiste num valor monetário de €4000 e em concerto no âmbito do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, do Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul) e do Festival Internacional de Música de Maputo (edições de 2016).
Ao segundo classificado será atribuído o prémio monetário de 2000 euros e, ao terceiro, o valor de 1000 euros.
0 Comentários