Q

Previsão do tempo

24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 25° C
24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 31° C
27° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 31° C
Eu Pescador me Confesso

COM PAPAS E BOLOS…

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Era suposto, quando aderimos à União Europeia, que esta considerasse os países aderentes como um todo. Através do processo de ajustamento, os países mais pobres e com economias mais débeis iriam ser reabilitados...

O que implicaria que os países mais ricos lhes assegurassem o crescimento económico e garantissem aos seus cidadãos igualdade de oportunidades e tratamento. Uma tarefa difícil mas possível, que exigiria medidas responsáveis e honestas.

Sabemos hoje em dia que o que aconteceu aqui não foi nada disso. Foi antes um processo maquiavélico, determinado pela Alemanha e executado pela “troika”, com a conivência de um Governo subserviente. A ajuda concedida em lugar de nos reabilitar causou-nos problemas gravíssimos. Destruiu-nos a economia, produziu-nos milhares de desempregados, reduziu-nos drasticamente o Estado social, criou-nos uma dívida acumulada incomportável e roubou-nos o futuro, esmagando a classe média e forçando a emigração dos nossos jovens mais qualificados. À custa deste empobrecimento provocado nos países do Sul, a Alemanha resolveu os problemas da sua banca, aprofundando ainda mais as desigualdades existentes.

É verdade, como o Governo diz com baba e ranho, que reduzimos o défice e que o nosso PIB cresceu ligeiramente. Mas o presente mostra-nos um país devastado, com menos património, com menos gente qualificada, com menos jovens, com serviços degradados, com níveis de pobreza elevadíssimos e com um futuro altamente comprometido. Tudo porque a subserviência e a cegueira governamentais os impediu de verem a realidade. E a realidade é a de que nos endividamos irresponsavelmente, e vamos agora ser obrigados a pagar um serviço da dívida que não tem em conta o défice da balança comercial nem nos garante a fluidez económica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gala 30 Anos Jornal das Caldas

A noite de hoje é de festa! Assista em direto à Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, a partir das 20h30.

gala 30anos jornal caldas

A Homenagem e o Reconhecimento!

ANTÓNIO TRINDADE é a prova viva de que um Homem pode fazer a diferença, lutando por causas que entende como justas, apoiando os seus e nossos concidadãos às vezes. Tem ajudado sim e, às vezes parecendo estar sozinho…não, vai contando com o apoio de Amigos e de quem...

Espaço Jovem

Há cerca de um ano, Portugal iniciou o seu processo de vacinação para a Covid-19, e com ele foi-nos também inoculada uma falsa esperança de controlo pandémico. Apesar da elevada adesão ao programa de vacinação, que culminou com quase 90% da população vacinada, verificou-se uma democratização do receio de viajar, à exceção dos meses de veraneio, perpetuando, assim, uma situação de grande fragilidade no setor. Uma das consequências mais evidentes desse fenómeno verifica-se na hotelaria, que tem vindo a perder trabalhadores e que, em parte, se deve aos sucessivos avanços e recuos no combate à pandemia, não permitindo a criação de estabilidade e planos a médio e longo prazo.