Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
ME CONFESSO EU PESCADOR

NÓS CUMPRIMOS… E DAÍ?

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nós cumprimos mas, em troca, destruiu-se a economia, atrofiou-se a classe média, desmantelou-se o Estado social, mandaram-se milhares de pessoas para o desemprego e para a emigração, desbaratou-se a qualidade dos serviços, aumentaram-se drasticamente as desigualdades e empobreceu-se o país.

Os débeis sucessos da redução do défice e do desemprego ou da consolidação das contas públicas, anunciados com pompa e circunstância apesar de muitos deles serem virtuais, não justificam o elevado preço que pagamos. Principalmente, porque exigiram sacrifícios brutais que não impediram a dívida acumulada e os juros de continuarem a crescer, atingindo valores incomportáveis. O que vai comprometer, inevitavelmente, o nosso futuro e o das gerações vindouras.

Nós cumprimos, é verdade, mas à custa de uma austeridade irracional e de uma carga fiscal elevadíssima que atirou milhares de famílias para os limiares da pobreza. E, também, à custa da venda ao desbarato dos anéis e dos dedos.

Nós cumprimos, porque os nossos governantes se esqueceram de que foram eleitos para resolver os problemas dos cidadãos e não para defenderem interesses financeiros. E, com esta preocupação obsessiva de redução do défice, provocaram o caos nas escolas, nos hospitais, nos tribunais, na Segurança Social e, sobretudo, na vida das pessoas. Quando era fundamental que se preocupassem em proporcionar igualdade de oportunidades a todos e não espremessem de forma desumana as classes menos favorecidas.

Nós cumprimos sim, mas… e de que é que isso nos valeu? Se ficamos com um país mais pobre, mais desigual, mais injusto, mais endividado, menos independente e com menos recursos…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Espaço Jovem

Eleições feitas, é altura de lançarmos desafios à comunidade. Iniciámos esta nossa caminhada enquanto estrutura política jovem no concelho com um desafio ao jornal Região da Nazaré, para quem endereçamos os nossos agradecimentos por terem acolhido a nossa ideia e começarmos hoje um novo ciclo para a comunidade jovem no concelho da Nazaré.

pedro marques

Espaço Jovem

Entrámos em 2022, o suposto ano em que a pandemia acabaria, e a luta contra o vilão que nos assombra há dois anos daria tréguas. É hora de nos focarmos em todos os problemas, lutas e questões que a COVID-19 encobriu. A discussão central prendeu-se à volta do setor...

carolina pires silva

Farmácias da Nazaré administram gratuitamente vacinas contra a gripe

O Município da Nazaré assinou o “Protocolo de Cooperação para a Administração de Vacinas contra a Gripe – Contingente SNS” com a Associação Nacional de Farmácias e a Farminveste que, até ao final do mês de março de 2022, irá permitir a administração de um máximo de 600 vacinas. A Câmara irá suportar os custos de 600 vacinas contra a gripe sazonal, que serão administradas nas farmácias aderentes.

31976 vacina