Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
10° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
9° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 14° C

Misericórdia de Alfeizerão – Alcobaça cria 20 vagas para emergência e acolhimento temporário

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão confirmou a criação de 20 vagas para emergência e acolhimento temporário.

De acordo com a diretora técnica da Santa Casa, Helena Neto, “seis das vinte vagas ficam afetas à Linha de Emergência Nacional e 14 são destinadas ao distrito de Leiria”.

No primeiro caso, as vagas destinam-se a “casos de emergência social que surjam em qualquer ponto do país” e para os quais “a Segurança Social procurará uma resposta mais adequada num prazo de 72 horas”.

As situações a que a instituição poderá dar resposta incluem, entre outras, “desde uma casa que ruiu e a pessoa ficou desalojada a um imigrante que não tem onde passar a noite ou uma vítima de violência doméstica que precisa de abandonar a residência”.

As 14 vagas de acolhimento temporário destinam-se preferencialmente a casos detetados no distrito de Leiria e permitirão a permanência dos utentes por “um período de três meses, que pode ser prorrogado por igual período se, até lá, os serviços sociais não conseguirem resolver a sua situação”.

O acordo de cooperação que permitiu a abertura destas vagas foi divulgado na semana passada pelo Instituto da Segurança Social num comunicado, onde sublinhou a “grande importância” das respostas sociais “há muito aguardadas”.

Para a Segurança Social, trata-se de uma medida que “vem proporcionar às famílias uma maior dignidade, conforto e apoio social, de modo a que rapidamente sejam encontradas as soluções adequadas para a sua autonomização e integração social”.

O acordo com a Misericórdia de Alfeizerão integra-se no reforço do “investimento na qualificação do acolhimento temporário para que as pessoas em situação de emergência sejam preferencialmente acolhidas em instituições do setor solidário com os quais o instituto estabelece, para o efeito, acordos de cooperação”, refere o comunicado.

A 31 de dezembro de 2014, o Instituto da Segurança Social tinha em vigor, para a área de Centro de Alojamento Temporário, 29 acordos de cooperação para cerca de 900 vagas, o que “representou um investimento de 4.210 milhões de euros”, pode ler-se no documento.

As pessoas e/ou famílias em situação de emergência são sinalizadas através da Linha Nacional de Emergência Social (LNES) – 144, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Podem ainda ser sinalizados pelos Serviços Locais de Ação Social de todo o país.

Para além destas novas áreas, a Misericórdia de Alfeizerão tem em funcionamento as valências de lar, centro de dia, apoio domiciliário, cantina social, oficina social e parcerias com instituições como o Banco Alimentar.

A instituição serve 150 pessoas e conta com 51 funcionários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados